Gabriel Gonçalves
A campanha de vacinação contra a Covid-19 realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Feira de Santana já está entrando em ritmo final. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o responsável pela pasta explicou que pela grande quantidade de imunizantes aplicados no município, não há mais a necessidade de continuar com a campanha em diversos locais.
"Nós temos vacina para primeira dose contra a Covid-19 e dentro de todo o universo, somente 20 mil pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Nós tomamos uma decisão de que a partir do dia 1º de novembro, somente a Unidade do Parque Ipê irá disponibilizar as doses da vacina contra a Covid-19. Nós vamos encerrar esse processo nas outras unidades, porque não há mais sentido estar disponibilizando as doses nos outros locais. Eu entendo que quem ainda não tomou é porque não quis e, desta forma, assume uma própria responsabilidade por isso", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, cerca de 7.200 pessoas estão com a segunda dose em atraso, mas considera que grande parte esteja dentro do prazo para concluir a dose de imunização.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
"Nós hoje temos mais de 95% de Feira de Santana elegível para vacinação já vacinada com 1ª dose e nós temos aí, aproximadamente 7.200 pessoas com atraso. Faltam mais de 100 mil pessoas para tomar a segunda dose, mas elas estão dentro do prazo e, portanto, estão aguardando chegar o período certo para fazer a vacinação. Tenho certeza que a imensa maioria das pessoas irá tomar a segunda dose sem problema nenhum e aqueles que estão elegíveis já podem tomar a segunda dose sem qualquer dificuldade", disse.
Portal ConecteSUS
Segundo o secretário Marcelo Britto, até o início da próxima semana, todos os dados serão atualizados e as pessoas poderão ter acesso ao certificado de que já foi aplicada a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
"Eu até trago boas notícias com relação a este assunto. Ontem o Ministério da Saúde entrou em contato com a nossa secretaria, informando que a pendência técnica que existia no sistema de informatização foi identificada e corrigida. Essa dificuldade estava acontecendo dentro do sistema que é alimentado com nossas informações, ou seja, é um sistema de secretaria para secretaria. Acredito que até o início da próxima semana, todas essas vacinas já tenham sido regularizadas, porque na verdade, já estão sendo, o que falta agora é atualizar", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade