Feira de Santana

11 casos de câncer de mama foram registrados neste ano

Dados do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN) mostram que, em 2023, 36 novos casos da doença foram identificados.

exame
Foto: Danielly Freitas/Fatima Brandão

Entre as 9.970 mamografias, realizadas de janeiro até setembro deste ano, 11 casos de câncer de mama foram diagnosticados em Feira de Santana. Embora esses casos representem menos de 1% dos exames, o rastreamento contínuo é fundamental para o diagnóstico precoce e contribui, de forma significativa, para o aumento das chances de cura.

Dados do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN) mostram que, em 2023, 36 novos casos da doença foram identificados. A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, ressalta que, apesar de o exame estar disponível durante todo o ano, a maior procura ocorre no mês de outubro, devido à conscientização promovida pela campanha.

“Durante o mês, todas as unidades de saúde da rede municipal promoverão ações para estimular o cuidado com a saúde feminina, com foco na prevenção do câncer de mama, do colo do útero e da sífilis congênita”, afirmou.

A enfermeira referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães, destaca que a incidência do câncer de mama aumenta após os 50 anos.

“O câncer de mama pode causar graves danos e, em muitos casos, levar à morte se não for tratado adequadamente. Por isso, nosso objetivo é detectar a doença ainda em sua fase inicial, quando as chances de cura podem chegar a 95%. É importante que as mulheres realizem acompanhamento regular e não esperem até que a situação se agrave”, alertou.

Na rede municipal, o agendamento da mamografia pode ser feito pelo aplicativo Feira Conectada. Desde o lançamento do serviço em setembro, mais de 500 marcações já foram realizadas, facilitando o acesso e ampliando as ações preventivas na cidade.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários