Com a confirmação da realização do São João em Feira de Santana neste ano, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Filho, está confiante na organização da festa e pretende reunir atrações do forró e sertanejo nos distritos e na sede do município.
Faltando pouco mais de um mês para a data festiva, diversas comissões como também moradores, demonstraram seus interesses pela organização das festas que acontecerão principalmente nos distritos de São José/Maria Quitéria, Ipuaçu e Tiquaruçu.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (10), Jairo Filho destacou o trabalho e planejamento da secretaria durante este mês de maio.
“Com certeza haverá o São João em feira de Santana e nós, junto ao prefeito Colbert Martins não temos medido esforços para realizar os festejos, principalmente nesse momento, mesmo porque no ano passado tivemos um prazo muito curto de planejamento porque vivíamos naquele momento orçamentário, mas, neste ano já estamos trabalhando, dialogando com as atrações locais, regionais, nacionais, para que a gente possa fazer esse evento de retomada. Temos uma programação em São José e Tiquaruçu, cumprindo com o nosso calendário e temos a possibilidade com relação a termos a programação no centro da cidade. Em São José especificamente teremos já uma reunião no dia 13 com a comissão para definir os detalhes, como temos 40 dias, aliando para fazer um bom trabalho”, afirmou.
Questionado se já há o fechamento de bandas e atrações regionais e nacionais para o evento, Jairo Filho frisou que está mantendo contato com produções, mas ainda aguarda o ajuste de agendas para fechar as programações. Para ele, a realização das festas de São João em municípios próximos também é uma grande oportunidade para atrair grandes artistas a Feira de Santana.
“Estamos mantendo o contato com diversos artistas, para ajustar agenda, muitos deles estão tocando em cidades próximas, como Cruz das Almas, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Serra Preta, enfim. Quando conseguimos fazer com que eles dobrem a tocada, conseguimos trazer para Feira. Todo o trabalho está sendo feito. Nossos distritos têm uma capacidade também de logística e movimentação de pessoas. Tivemos situações no passado que determinadas atrações atraíam um público no qual muitas das vezes o próprio distrito não conseguia administrar a logística, e trazia um problema de entrada e saída do distrito, enfim. Precisamos ter um entendimento que precisamos ter pontos de segurança e é um alinhamento que precisa ser feito com a própria Polícia Militar. Não dá para colocar um artista que atraia uma capacidade de pessoas muito maior que o distrito suporta. Até pelo bem-estar da população que vive no local. Por isso, que Salvador desenvolve dentro dos bairros as atividades festivas e as atrações que são de um maior público, concentrá-las em um ambiente maior, como o Parque de Exposições.”, enfatizou.
Orçamento
Outro assunto questionado ao secretário, principalmente após a realização da Micareta de Feira, é o orçamento em caixa da secretaria para o São João. De acordo com Jairo Filho, o orçamento do município já esteve em um momento crítico, porém neste ano, a expectativa é positiva quando se trata de custos.
“Temos a pendência da possibilidade de fazer o evento no centro, ela modifica a questão orçamentária. Porém, com relação aos fornecedores nós temos, prestadores de infraestrutura, palcos, iluminação, banheiros químicos, toda essa parte nós temos porque as empresas licitadas foram utilizadas na micareta, atrações também temos o credenciamento de artistas locais como regionais também podem ser reutilizados como as atrações que temos mantido contato. Não temos nenhuma situação em termos de orçamento que venha a prejudicar o evento. Com relação ao governo do Estado, temos a oportunidade na Micareta que se chegou em cima as atrações. Então, já estamos em contato com eles para organizar com antecedência e acredito que dentro dessa semana já temos informações para adequarmos dentro do nosso São João”, pontuou.
O representante da pasta finalizou também destacando, que haverá um planejamento ainda maior para as datas festivas do ano que vem no município, já que pela programação, houve um prazo curto para a finalização da Micareta de 2023, o que consequentemente, atrasou também a programação do São João.
“Sabemos muito bem que o São João é importante. Feira de Santana é o segundo maior município do estado e sabemos da magnitude do evento, mas a questão junina, sabemos que nunca teve um grande destaque. Cidades como Amargosa, Santo Antônio, Ibicuí são menores, mas se caracterizam pela festa junina. Quando se finaliza o São João, já se organizam para o próximo ano. Temos um delay nas atrações e precisamos modificar isso, com a Micareta que teve o seu fim há 15 dias e vamos já pensar o do ano que vem e a mesma coisa será para o São João”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram