Acorda Cidade
Que a fogueira é um dos maiores símbolos das festas juninas, todo mundo sabe. Mas os feirenses precisam ficar atentos: existe, na legislação ambiental, dispositivos que proibem acender fogueira sobre o asfalto. O Código de Postura do Município prevê ainda a proibição de fogueiras debaixo de fiação elétrica e de árvores.
A véspera do dia de São João é a data que tradicionalmente as pessoas acendem fogueiras, por isso a prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, alerta os vendedores de material para fogueiras e a população em geral para os cuidados que se deve ter a fim de evitar problemas com a fiscalização.
A alternativa é proteger o asfaltamento com uma camada de areia, para que a temperatura seja amenizada e evite os estragos comuns nesse tipo de situação em que a fogueira danifica a pavimentação.
“O ideal é não acender a fogueira nas vias asfaltadas, mas como São João reflete a resistência da cultura rural no meio urbano, que pelo menos se adote esse cuidado de colocar no mínimo uns 50 centímetros de arenoso sob o material a ser queimado”, explica o secretário José Pinheiro.
Outra recomendação é caso a pessoa acenda fogueira, utilize lenha seca comercializada nos padrões autorizados para evitar o desmatamento das nossas florestas.
Não esqueça: "acenda a fogueira mas não danifique o asfalto e procure brincar a festa junina sem incomodar a vizinhança com fogos barulhentos", ressalta o secretário. Além de tudo, está sendo realizada a prevenção contra acidentes e queimaduras.