Acorda Cidade
Nenhum caso de queimadura por fogos de artifício foi registrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante os festejos de São João realizados nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (27).
De acordo com a Secretaria de Comunicação, a festa foi marcada pela tranquilidade e com poucos atendimentos nos postos de saúde, onde equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram de plantão para qualquer intercorrência.
No total foram registrados 143 atendimentos nos três dias do São João de São José, em Maria Quitéria, e apenas onze pessoas buscaram os serviços no posto do Programa Saúde da Família (PSF), em Tiquaruçu.
Das três pessoas que foram atendidas por intoxicação por álcool em Maria Quitéria, com menos de 19 anos, duas delas foram mulheres. Houve um caso de desmaio, foram administradas 27 medicações, feitos sete curativos e três nebulizações. Os demais foram aferição de pressão (33), aferição de temperatura (1) e administração de glicose (1).
Ainda no São João de São José, foi realizada uma sutura e uma pessoa necessitou ser transferida para a policlínica. Ambulância convencional e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deram suporte aos atendimentos.
Já no tradicional São João de Tiquaruçu, dos onze atendimentos prestados foram feitas consultas médicas, aferição de pressão, uma pessoa se queixou por náusea e outra por falta de ar.
A coordenadora do Departamento de Eventos da SMS, Meiridalva Leão, afirma que o São João foi tranquilo. Ela lembra que no ano passado também não foi registrada nenhuma ocorrência por queimadura. Os trabalhos estão voltados, agora, para o São Pedro, que começa nesta sexta-feira, no distrito de Humildes e Jaíba. Em Bonfim de Feira, a festa começa amanhã. As informações são da Secom.