No dia de Santo Antônio, as fogueiras são acessas pelas moças e moços solteiros que estão em busca de um casamento. Porém, no bairro Tanque da Nação em Feira de Santana, três irmãos possuem uma tradição diferente.
No dia 13 de junho, a família Nascimento costuma reunir os familiares e amigos para celebrar com muita música junina e licor, a tradição do avô já falecido, de acender fogueira em homenagem ao santo.
Ao Acorda Cidade, o autônomo Raildo Nascimento, 39 anos, contou que os irmãos aprenderam a tradição de acender a fogueira no dia do santo casamenteiro com o avô.
“É uma tradição de família, começou pelo pai do meu pai, que é meu avô, ele faleceu, mas a tradição continuou e passou para a minha mãe. Todo ano ela participa, mas neste ano ela não pôde participar por problemas de saúde, mas a gente continua fazendo”, afirmou.
Segundo Denilson Nascimento de Jesus, 48 anos, que trabalha como segurança, para a tradição ser completa, a fogueira precisa ser armada na porta da residência.
“Se não fazer na porta, não presta. Tem que ser a tradição na porta da casa da minha mãe, chamada Arlinda Nascimento, que ela carrega essa tradição há muito tempo e passou pra gente. Vai fazendo aquela reunião aqui, vai queimando aquela fogueira, vai queimando uma carninha e desejando um Feliz Santo Antônio pra todo mundo”, enfatizou.
De acordo com Jackson Nascimento, 44 anos, que trabalha com estética automotiva, a tradição já tem mais de 20 anos e pretendem seguir com as próximas gerações.
“A gente vai sempre seguindo nessa mesma data, nesse mesmo mês, que a gente faz essa fogueira. Reúne a família, os amigos e quem pode está aqui. Se teve fogueira hoje, também tem que ter na próxima semana, com toda certeza. No São João a gente vai pro interior e tem que ter fogueira lá”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram