Milena Brandão
Atualizada às 17:55
Festa, forró e tradição. É neste ritmo que a cidade de Cruz das Almas realiza mais um São João 100% forró. Este ano, atrações como Alceu Valença, Elba Ramalho, Mastruz com Leite, Flávio José e Alcimar Monteiro, se apresentam na festa que acontece entre os dias 21 e 24 de junho.
De acordo com o prefeito da cidade, Orlando Peixoto Pereira Filho, conhecido como Orlandinho, a proposta, adotada desde 2017, é resgatar o autêntico São João do interior. “As pessoas que estão na capital e em outros lugares, querem voltar ao interior para comer pamonha, milho cozido, dançar e ouvir o legítimo forró pé de serra e o São João é a maior festa das tradições (…) De repente essas tradições ficaram vulneráveis e em Cruz das Almas nós resolvemos radicalizar desde o primeiro mandato e colocamos essa marca”, afirmou.
Segundo o vice-prefeito e coordenador do evento, Max Passos, a festa será dividida em três praças. O Circuito Oton Silva tem programação a partir do dia 22 e funcionará entre às 10h e 13h, com atrações culturais. Na praça Ramiro Passos, conhecida como Praça Multiuso, a programação será das 17h às 21h30, com apresentações musicais e a partir das 22h até às 04h, a programação segue na Praça Principal.
Economia local
Dados divulgados pela Agerba mostram que Cruz das Almas é o principal destino no período junino, fator importante para a movimentação da economia local. “Gera uma dinâmica na economia do município, sobretudo para as pessoas que durante todo o resto do ano não tem como estar vendendo seus produtos. A cidade se veste de cores e sabores”, explicou Orlandinho.
Reconhecimento
O trabalho de resgate da tradição deu à cidade reconhecimento nacional. “Há um movimento nacional para transformar o forró em patrimônio imaterial como o frevo e o maracatu. Nós tivemos no Senado, a cerca de 30 dias, e recebemos a homenagem como município brasileiro, já à frente de Campina Grande e Caruaru, que mais se esforça para resgatar as tradições do forró pé de serra”, contou.
Além disso, o município ganhou recentemente o Troféu Gonzagão, em Campina Grande, pela valorização da cultura popular nordestina.
Parceria
O evento, realizado pela prefeitura, tem parceria com o Governo do Estado e alguns patrocinadores, como cervejarias. “O governador Rui Costa compreende a importância de fortalecer essa festa do povo do interior. A Bahiatursa tem sido parceira, tem aberto edital e a gente faz um esforço para captar recurso com patrocinadores”, reforçou.
Confira a programação na Praça Principal:
Primeiro dia (21/06):
22h – Sarapatel com Pimenta
00h – Mastruz com Leite
02h – Alcimar Monteiro
Segundo dia (22/06):
22h –Acarajé com Camarão
00h – Elba Ramalho
02h – Flavio José
Terceiro dia (23/06):
22h – Virgílio
00h – Alceu Valença
02h – Magníficos
Quarto dia (24/06):
22h – Estakazero
00h – Santana, o cantador
02h – Banda Rasga Tanga