Daniela Cardoso
Foi-se o tempo em que o tradicional forró predominava nas festas juninas. Cada vez mais os ritmos como axé, pagode, sertanejo e o arrocha estão presentes nas festas de São João da Bahia. Essa observação foi destacada pelo colunista do Jornal A Tarde, Levi Vasconcelos. Ele destaca que o São João de São Francisco do Conde homenageia Dominguinhos, forrozeiro da gema, mas ironicamente, as atrações são Ivete Sangalo, Harmonia do Samba e Thiaguinho. Na festa, o único forrozeiro a se apresentar será Levi Morais, que é filho de Dominguinhos.
O cantor e compositor feirense, Carlos Pita, tem a mesma percepção. Ele reclama que a administração municipal, especificamente de Feira de Santana, não está prestigiando o trabalho dele. Desde o ano passado, Carlos Pita não tem sido convidado para participar do São João de São José.
Leia também:
Luan Santana e Zezé de Camargo e Luciano estão entre as atrações dos festejos juninos de Feira
“Eu não posso fazer nada, quando a gestão faz a opção de trazer elementos que eles consideram populares e passam por cima do trabalho criativo de um artista que tem dado nome e dignidade a essa terra. É lamentável”, afirmou.
Apesar disso, o artista afirma que fará apresentações em outras cidades da Bahia, durante o período junino. Ele ainda falou sobre os atuais projetos artísticos, que inclui uma parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
“Vou fazer uma turnê grande de shows no São João, vou cantar no Fifa Fan Fest e também no São João da Bahia. Tenho feito trabalhos com a Uefs, mas fico triste de não poder tocar no São João da minha terra. Eu tenho feito sempre músicas para Feira, como a ‘Rodei Rodei’, estou fazendo muitas músicas, tenho meus parceiros compositores, que são muito bons, e estou gravando três CD’s para uma série nacional”, informou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade