Nesta quarta, dia 18 de setembro, Feira de Santana comemora seus 191 anos de emancipação política. Em comemoração à data, foi realizada nesta terça (17) uma programação cultural no Museu Parque do Saber Dr. Dival da Silva Pitombo, que contou com palestras, exposições e saraus literários.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O evento reuniu figuras importantes da cultura local, como o Presidente da Academia Feirense de Letras, Eduardo Kruschewsky, e a Presidente da Academia Brasileira de Artes Integradas, Carmem Pires, além de professores e estudantes de escolas municipais. A programação visa celebrar a história e cultura da cidade, valorizando suas raízes e promovendo a arte através da literatura e poesia.
Carmem Pires falou ao Acorda Cidade como surgiu o convite para participar do evento. “Fomos convidados para reunião com o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos. Nossa academia aceitou e nós solicitamos aos acadêmicos que quisessem participar que eles criassem poemas em homenagem a Feira de Santana. Eles aceitaram, criaram os poemas e declamaram no projeto poesia viva”.
Segundo Carmem, a academia vai fazer quatro anos de existência e vários eventos sociais estão sendo realizados em Feira de Santana. “Estamos recebendo novos acadêmicos na nossa academia. Temos uma média de 40 pessoas nesse momento e todos eles aceitaram e fizeram essa homenagem declamando os poemas em homenagem a nossa cidade. Também vamos ter o lançamento da nossa antologia em homenagem a João Ubaldo Ribeiro, que é nosso patrono. O evento será no dia 3 de outubro aqui no Parque do Saber”, informou ao Acorda Cidade.
O presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, destacou que a instituição sempre procurou fazer comemorações das datas importantes da vida de Feira, a exemplo do aniversário da cidade, que é comemorado todos os anos. “Hoje tivemos a oportunidade de reunir as academias feirenses de Letras e Artes e é uma maneira de transmitirmos a cultura da cidade”.
Antônio Carlos Coelho ainda agradeceu a participação de estudantes das escolas municipais e também pessoas da sociedade que compareceram ao evento. “Foi muito importante a participação de todos”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram