Gabriel Gonçalves
O deputado federal Zé Neto (PT), criticou a aprovação do projeto de lei 948/21, que autoriza a iniciativa privada a comprar vacinas para a imunização gratuita de funcionários. De acordo com ele, o Governo Federal quer tirar qualquer tipo de responsabilidade e passar para os empresários, que de certa forma, podem não ter recursos para comprar as vacinas.
"Estamos votando sempre a favor da população e que tenhamos vacinas para todos no Brasil, que possamos ter responsabilidade em cumprir o plano vacinal do governo e não fazer como o Governo Federal quer, de tirar a responsabilidade e passar para os empresários, que uma grande maioria não vai ter recursos para comprar as vacinas, porque são caras. Se eles comprarem 100 vacinas, 50 eles devem repassar para o SUS e isso não vai acontecer, o que vai acontecer são coisas irregulares e inclusive a justiça está dizendo isso, o SUS a partir dos estados, tem que comprar as vacinas e depois passar pela Anvisa e os empresários não. Como é que os empresários vão passar essas vacinas para o SUS, se o SUS tem que passar pela Anisa? É uma coisa desconexa", afirmou.
O deputado ainda citou que os empresários foram abandonados pelo Governo Federal e após quatro meses sem Auxílio Emergencial, apenas 15% dos beneficiados no ano passado, serão contemplados neste ano.
"Os empresários foram abandonados pelo Governo Federal e desde dezembro não têm empréstimos, não possuem linhas de financiamentos, não têm nenhum tipo de apoio, inclusive foram quatro meses sem o Auxílio Emergencial que ajudou na economia do país e quando é agora, apenas 15% do que foi colocado de Auxílio no ano passado e diga-se de passagem, este ano a pandemia está pior. Então o Governo Federal não faz a parte dele e nós votamos a favor de que o SUS se mantivesse com sua obrigação e o Governo Federal mantivesse os recursos para o SUS e, não passar a responsabilidade para a sociedade, assim como eles fizeram", disse.
Ainda segundo Zé Neto, é preciso garantir que haja o plano vacinal e que a lei seja cumprida. Ele comentou sobre a experiência do governo americano que está investindo recursos na pandemia, enquanto o governo brasileiro, foge de responsabilidades.
"Hoje queremos garantir que haja o plano vacinal, garantir que a lei seja cumprida e garantir que nós tenhamos um estado brasileiro, uma união que faça como que os Estados Unidos está fazendo lá, um país que tanto querem imitar, e hoje eles possuem dois trilhões de dólares para serem investidos na pandemia, para trabalhadores, sindicatos, organizações para que a economia americana seja restabelecida. Enquanto que aqui, o Governo Federal quer vender o Correios, Petrobras, são situações diferentes do que está acontecendo no mundo, portanto, nós votamos pela população e a oposição fez correto, faria novamente para que a gente pudesse garantir vacina para todos nesse momento que não tem vacina no mundo, não é possível que o governo saia debaixo de sua responsabilidade e ainda tenha pessoas que acham isso correto", concluiu.