“O prefeito Tarcízio Pimenta é mentiroso”. A afirmação, repetida seguidas vezes, é do vereador Roberto Tourinho (PSB), que reagiu às declarações do prefeito a um site da cidade de que o ex-prefeito José Falcão autorizou aumento de passagem de ônibus no leito de morte. O site publicou cópia do decreto, publicado no dia do enterro de Falcão, apresentada por Tarcízio.
O teor da notícia provocou reações da oposição, mas a resposta veio do vereador Roberto Tourinho. “Para falar de José Falcão, Tarcízio precisa lavar a boca com creolina, gargarejar com água sanitária e bocejar com cepacol”, afirmou. Ele atribui as atitudes do prefeito ao fato dele ser oposição e pediu a Tarcízio que o esqueça.
Na avaliação de Tourinho, a acusação do prefeito é “leviana, irresponsável, característica de covardes, pois José Falcão não está aqui para esclarecer os fatos”. Afirmando que “se ele (Tarcízio) quiser ser um bom prefeito tem que se espelhar em exemplos como João Durval, Colbert Martins e o próprio José Falcão”, o vereador Tourinho explicou que José Falcão não estava no hospital, e sim em casa, onde se reuniu com os vereadores da bancada de sustentação de seu governo, na noite do dia 4 de agosto de 1997, para discutir o aumento de tarifa do transporte coletivo e projetos do Executivo em tramitação na Câmara, como a criação da Taxa de Iluminação Pública (TIP).
Ainda segundo o vereador, a reunião começou às 20 horas e terminou 1h30. O decreto, com a data de 5 de agosto, só foi publicado no dia 6, uma terça-feira, porque não circulava jornal na cidade às segundas-feiras, “O ato já estava pronto, portanto ele não assinou no leito de um hospital”, enfatizou Tourinho.
Na matéria, o prefeito acusa a oposição de agir “com proselitismo” e de tentar tumultuar um processo que ocorre há 23 anos, fazendo referência às reuniões do Conselho Municipal de Transportes para discutir aumento de tarifa do transporte coletivo. De acordo com o site, a declaração foi feita por Tarcízio Pimenta durante “uma conversa informal com profissionais da imprensa”.
Governistas defendem o prefeito
Vários vereadores governistas se manifestaram em defesa do prefeito Tarcízio Pimenta. O vice-líder do governo, Antônio Francisco Neto (DEM) disse que jamais contestaria o valor do homem público que foi José Falcão ou denegrir a sua imagem. Mas não podemos ficar calados com os ataques contra o prefeito Tarcízio Pimenta”, justificou.
Ribeiro lembrou que Tarcízio foi deputado estadual por três mandatos e tem prestado serviços a Feira de Santana e disse que “Roberto Tourinho não foi feliz quando critica o governo com ataques à pessoa do prefeito”. Na mesma linha, o vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), frisou que Tarcízio foi eleito prefeito “porque tinha mérito para isso”.
Já o vereador Reinaldo Miranda (PMN) enfatizou que respeita o colega Roberto Tourinho, mas não aceita agressões pessoais, principalmente por considerar o prefeito “um homem sério”. O líder do governo, Ewerton Carneiro (PTN), disse que Tarcízio tem compromisso com Feira, mas trata-se de ano eleitoral e “tem muita gente querendo palanque”. As informações são da Ascom/ CMFS.