Feira de Santana

"Venceu a democracia, venceu a transparência", diz vereador após orçamento de 2024 ser aprovado

Diferente do costume, a sessão extraordinária foi realizada no antigo Feira Tênis Clube.

Sessão Extraordinária
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Terminou no final da manhã desta quarta-feira (27), a sessão extraordinária realizada por alguns vereadores de Feira de Santana. Diferente do que costuma acontecer, o encontro ocorreu no Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, antigo Feira Tênis Clube, e não na Câmara Municipal.

A reunião teve como objetivo discutir o orçamento do município para o ano de 2024. Estiveram presentes os vereadores Fernando Torres (PSD), Edvaldo Lima (MDB), Pastor Valdemir (PV), Paulão do Caldeirão (PSC), Jurandy Carvalho (PL), o líder do governo na Câmara, José Carneiro Rocha (MDB), Pedro Cícero (Cidadania), Lulinha (União Brasil), Petrônio Lima (Republicanos), Correia Zezito (Patriota), Galeguinho SPA (PSB) e Zé Curuca (União Brasil).

Sessão Extraordinária
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, José Carneiro Rocha declarou que todas as emendas foram lidas e discutidas, que segundo ele, isso não foi feito anteriormente.

“Venceu a democracia, venceu a transparência. Hoje podemos acompanhar a sessão transparente, onde as emendas apresentadas foram discutidas, foram lidas, debatidas, diferente do que a presidente queria. Que a gente aprovasse no escuro, sem tomar sequer conhecimento do teor das emendas apresentadas. Eu acho que com isso a mesa diretora, na sua maioria, dá um exemplo de autenticidade e traz para a Câmara uma coisa chamada respaldo popular, porque o povo não admite que a democracia seja tratada da forma como está sendo pela presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana”, afirmou.

Sessão Extraordinária
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo José Carneiro, nenhum vereador da oposição esteve presente.

“Primeiro que a oposição não apareceu para defender as emendas. Não sou eu que vou defender. Aliás, eu tenho dito que a esquerda de Feira de Santana tem dado uma demonstração, na sua postura, muito estranha. Eu nunca ouvi nenhum esquerdista de Feira de Santana, nenhum vereador que se diz esquerdista levantar a voz para, pelo menos, defender a transparência e a liberdade de expressão na Câmara Municipal. Se calam diante das arbitrariedades que a gente tem visto nas ações da presidente. Por que? Eu quero saber o por que”, afirmou.

Sessão Extraordinária
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Durante a sessão extraordinária, foi publicada em edição extra do Diário Oficial, a nulidade da ata de reunião convocada pelos membros da Mesa Diretiva, assim como qualquer desdobramento.

A declaração de nulidade foi dada em virtude das irregularidades e desvios das práticas democráticas e regimentais identificadas (veja mais aqui).

A reportagem do Acorda Cidade está em busca de um retorno para confirmar se todas as emendas aprovadas nesta quarta-feira (27) foram aprovadas, em virtude da nulidade.

Cassação de mandato

Questionado sobre a possível cassação do mandato da presidente da Câmara Municipal, o vereador José Carneiro informou que a vereadora não está cumprindo o regimento da Casa.

“A vereadora Eremita Mota tem prevaricado todo dia. Ela não cumpre o regimento da casa, não cumpre a lei orgânica, de forma ditatorial. Tem ocorrido casos em Feira de Santana que a gente sabe que precisam ser vistos, inclusive pelo Ministério Público. E eu, particularmente, acho que é preciso que os vereadores, na sua maioria, comecem a se manifestar e não permita que a arbitrariedade prevaleça e permaneça na Câmara Municipal de Feira de Santana. Então, eu entendo que até fico triste, porque é a primeira mulher a exercer a função de presidente da Câmara, mas tem demonstrado falta de capacidade para gerenciar a Câmara, tanto que terceirizou o mandato a um homem. Infelizmente, é lamentável”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Presidente da Câmara declara nula ata de reunião convocada por membros de Mesa Diretiva; processo disciplinar é aberto

Em reunião com o prefeito, vereadores deliberam sessão da Câmara para o dia 27

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Feiraminha cidade

Ainda tem que defende um governo lixo desse inclusive ZE RONALDO que colocou varios secretarios.

Democracia

😘👏👏

Peroba

Transparência como a do contrato de assessoria da UPA? Me faça uma garrapa!

Beto Lobo

esse vereador é uma vergonha!!!! tá querendo aparecer…

D'andrade

A audiência do grupo de vereadores lagartixa, (bate cabeça “sim sim sim”) tomem vergonha, vocês foram eleitos para defender o povo e não prefeito!!

Ricardo

Olha a cara dessa bancada vergonhosa que dá até vontade de dizer que, nós o POVÃO não temos representantes nessa casa começando pela Presidente E FINALIZANDO COM UMA CORJA DE VEREADORES QUE NÃO FAZEM NADA, ALEM DE PROCURAR CONFUSÃO, PIOR CAMERA DA HISTORIA DE FEIRA DE SANTANA. LAMENTÁVEL