Eleições 2012

Última pesquisa do Ibope confirma que haverá segundo turno em Salvador

O candidato do PT, Nelson Pelegrino, continua com 34%, enquanto o democrata ACM Neto, caiu dois pontos e agora tem 29% das intenções de voto

 

Acorda Cidade
 
A última pesquisa realizada pelo Ibope antes do primeiro turno traz poucas alterações e confirma segundo turno na disputa pela preferência pelo eleitorado para a prefeitura de Salvador. Segundo o Ibope, o candidato do PT Nelson Pelegrino estagnou nos 34 pontos, mas ampliou para cinco pontos a vantagem que tinha sobre ACM Neto, do Democratas, que marcou 29% das intenções de voto. Com este resultado, as eleições devem mesmo ficar para o segundo turno.
 
Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, o petista e o democrata estão no limite do empate técnico, ja que Pelegrino pode estar entre 31 e 37 pontos, enquanto a variação de Neto vai de 27 a 31 pontos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 00487/2012, foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro e entrevistou 805 eleitores.
 
Na briga pela terceira posição estão o candidato Mário Kertész (PMDB), que permanece com os 7% da pesquisa anterior, e Márcio Marinho (PRB), que subiu um ponto e agora tem 5% das inteções de voto. Quem mais subiu nas pesquisas foi o candidato Da Luz (PRB), que, pela primeira vez nas pesquisas, cresceu na preferência do eleitor e saiu da última posição. O candidato passou de 1% para 3%. Segundo a pesquisa, o candidato menos lembrado para votação é Hamilton Assis (PSOL), que permanece com os mesmos 2% da pesquisa anterior.
 
A pesquisa indicou ainda que 11% dos eleitores votariam em branco ou nulo, número inferior aos 15% da pesquisa anterior. Em compensação, houve um aumento dos indecisos. Entre os eleitores de Salvador, 9% ainda não sabem em quem votar, um aumento em relação aos 6% da pesquisa anterior.
 
Veja a porcentagem das intenções de voto registradas pelo Ibope:
Pelegrino (PT) – 34%
ACM Neto (DEM) – 29%
Mário Kertész (PMDB) – 7%
Márcio Marinho (PRB) – 5%
Da Luz (PRTB) – 3%
Hamilton Assis (PSOL) – 2%
Brancos/Nulos – 11%
Indecisos – 9%
 
Quando são contabilizados os votos válidos, a vantagem de Pelegrino para ACM Neto é de 7 pontos percentuais. Nesta pesquisa, o candidato petista aparece com 43% e ACM Neto com 37%.
 
Votos válidos
Pelegrino (PT) – 43%
ACM Neto (DEM) – 37%
Mário Kertész (PMDB) – 9%
Márcio Marinho (PRB) – 6%
Da Luz (PRTB) – 3%
Hamilton Assis (PSOL) – 2%
 
Rejeição
A pesquisa do Ibope também perguntou aos eleitores em que candidato eles não votariam para prefeito de Salvador. Nesta pesquisa a lista passou a ser liderada por ACM Neto, com 36%, que ultrapasou o candidato Da Luz, que agora é rejeitado por 34% do eleitorado entrevistado. Na sequência aparecem Pelegrino, com 29%, e Hamilton Assis, com 20%. Mário Kertész aparece com 19% de rejeição, enquanto Márcio Marinho com 16% dão sequência à lista de rejeição dos eleitores. Não rejeitam nenhum candidato 4% dos entrevistados.
 
Rejeição
ACM Neto (DEM) – 36%
Da Luz (PRTB) – 34%
Pelegrino (PT) – 29%
Hamilton Assis (PSOL) – 20%
Mário Kertész (PMDB) – 19%
Márcio Marinho (PRB) – 17%
Não rejeitaria nenhum dos candidatos – 4%
Não sabem – 11%
 
As informações são do Correio.
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários