A Band Bahia realizou na noite desta quinta-feira (8) o debate entre candidatos à prefeitura de Salvador, com as participações de Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL).
A mediação foi da jornalista Carolina Rosa. Temas como transporte público, moradia e desemprego dominaram o confronto de ideias entre os candidatos que disputam o comando da gestão municipal.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Os eleitores acompanharam o debate pela TV Band, pela Bandnews FM e pelo canal no YouTube da Band. Esse ano, a tradição veio com ainda mais inovação. Uma das novidades foi a Sala Digital, que trazia os temas mais pesquisados pela internet durante o debate. Os candidatos tiveram a oportunidade de responder uma pergunta referente a esses temas. Bahia e São Paulo foram os únicos estados a adotar a inovação este ano.
Outra novidade foi a possibilidade de os candidatos se movimentarem no estúdio, formato que levou mais dinamismo ao confronto e permitiu uma comunicação mais direta com os eleitores.
O debate foi dividido em três blocos. No primeiro bloco, por ordem definida em sorteio, os candidatos foram apresentados e responderam a uma pergunta da produção do jornalismo da Band sobre propostas para resolver a questão das pessoas em situação de rua. Em seguida, partiram para a primeira rodada de confronto direto.
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Band: Luís Filipe Veloso fez uma pergunta a Kleber Rosa sobre a situação de moradias inapropriadas em Salvador. Maria Lorena Alves questionou Geraldo Júnior sobre ações para combater o desemprego na capital. Já Victor Pinto perguntou a Bruno Reis sobre como estabelecer relações institucionais, considerando a animosidade eleitoral e as divergências partidárias entre as gestões municipal e estadual. Ainda no segundo bloco, os candidatos tiveram mais uma rodada de confronto direto.
No terceiro e último bloco, os candidatos responderam sobre os temas mais pesquisados na internet durante o debate, que puderam ser conferidos na Sala Digital. Bruno Reis respondeu sobre oferta de telemedicina na saúde pública. Geraldo Júnior respondeu sobre transporte escolar. Kleber Rosa respondeu sobre o tema material escolar.
Avaliação positiva
Ao final do debate, os candidatos fizeram suas considerações finais, e responderam porque se acham capazes de governar Salvador. Os participantes do debate avaliaram positivamente a iniciativa da Band.
“Muito importante a realização desse debate. É uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas e, como candidato à reeleição, é também uma oportunidade para prestar contas à população”, ressaltou o candidato Bruno Reis.
“A avaliação é muito positiva, um exemplo de exercício da democracia. Oportunidade para discutir propostas para a Salvador que queremos. Uma Salvador inclusiva e para todas as pessoas”, destacou o candidato Geraldo Júnior.
“Conseguimos debater a cidade e nossa missão no dia de hoje está cumprida. Ficaram evidentes as diferenças das candidaturas. Temos um projeto popular e buscamos propostas para suprir o que a nossa capital carece”, disse Kleber Rosa.
Pré-debate
Antes do debate, o jornalista Victor Pinto comandou o pré-debate, ao lado de FêCris Vasconcellos, gerente de produtos da Vibra Digital, responsável pelas soluções digitais do Grupo Band. Foram apresentados os detalhes da Sala Digital, que pôde ser acompanhada por jornalistas, assessores e convidados dos candidatos que estavam nos estúdios da Band Bahia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram