Danillo Freitas
Para comemorar os 123 anos da Guarda Municipal de Feira de Santana (GM), foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), uma sessão especial na Câmara de Feira. Participaram da solenidade o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), vereadores, guardas e convidados.
Atualmente o efetivo da GM é composto por 161 Guardas Municipais. Na cidade todos os prédios públicos são atendidos pelas equipes. A frota é composta por seis carros e sete motocicletas, além de 15 bicicletas que fazem parte do programa ciclo patrulha.
Para o secretário da SEPREV, Mauro Morais, melhorias na GM tem sido uma luta constante não somente com equipamentos, mas com condições técnicas para que o servidor trabalhe da melhor maneira possível. Questionado sobre a elaboração de um plano municipal de segurança pública, Mauro falou que essa construção tem sido discutida para que em breve possa ser feita.
A subcomandante da guarda Cristina Pires diz que a GM tem como missão a proteção dos bens e patrimônios públicos municipais, além do auxílio ao cidadão. Ela destacou que as principais dificuldades são os números altos de ocorrências, acrescentando que tem sido feito o possível para atender a demanda.
O delegado do conselho nacional das guardas municipais, Jucemir Santos, disse que a GM de Feira pode ser mais presente, pois não tem finalidade apenas de tomar conta de bens públicos. Jucemir falou que o efetivo da guarda é muito pequeno pela demanda da cidade. Outro ponto abordado por ele é que a GM pode colaborar na fiscalização do trânsito, porque o Superior Tribunal Federal já decidiu que as guardas podem fazer esse serviço juntamente com os agentes de trânsito.