Danillo Freitas
Passadas as eleições, o discurso dos vereadores na Câmara de Feira foi um misto de despedidas e agradecimentos, isso porque 11 parlamentares foram reeleitos e outros 10 se despedem no final do ano.
O vereador Carlito do Peixe (DEM) se despediu dos colegas vereadores e servidores da Casa legislativa, além de afirmar que sai vitorioso de todo o processo político, pois essa foi à sétima disputa a que concorreu e perdeu apenas uma.
Entretanto, o líder do Executivo na Casa, José Carneiro (PSDB), diz que não tem dúvida que “na composição do novo secretariado, o prefeito José Ronaldo (DEM) chamará algum vereador reeleito e isso abrirá espaço para Carlito que é primeiro suplente da coligação".
Já Cintia Machado (PMB) disse que a Câmara perdeu 50% das parlamentares mulheres, pois apenas se reelegeram Eremita Mota (PSDB) e Gerusa Sampaio (DEM). Ela acrescentou seu discurso falando que “o poder é transitório”. Machado é a segunda suplente da coligação que integra o DEM/PRB/PSL/PSDB/PMB.
Outro não reeleito, David Neto (DEM) falou que a eleição é complicada, “pois existem colegas vereadores com 300 cargos na prefeitura de Feira. A exemplo de José Carneiro (PSDB), Justiniano França (DEM) e Ronny Miranda (PHS)".
Eli Ribeiro (PRB) foi reeleito e no primeiro pronunciamento já afirmou que disputará a presidência da Câmara em 2017. Na disputa devem concorrer ainda o atual presidente Ronny Miranda, Isaías de Diogo (PSC) e José Carneiro.
Sobre o questionamento de que poderia novamente assumir uma secretaria, Justiniano diz que o mandato dele está nas mãos de José Ronaldo e fará o que desejar o prefeito. Nos bastidores do legislativo feirense cogita-se que França e Gerusa Sampaio assumirão secretarias, o que beneficiaria Carlito e Cintia Machado.