Danillo Freitas
Em mais um dia de mobilização, servidores municipais fizeram uma manifestação na Câmara de Feira de Santana. Sindicatos dos professores, dos agentes de trânsito e de endemias foram representados nesta terça-feira (29). A reivindicação é contra o pagamento do auxílio transporte através do cartão Via Feira e não mais em dinheiro.
Presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Roberto Carvalho, disse ao Acorda Cidade que existe o entendimento que a situação é complexa, porém que o departamento jurídico da categoria vai tentar pelos meio legais seja no Ministério Público ou Justiça do Trabalho reverter o decreto municipal que faz o repasse do auxílio apenas através do cartão.
Em julho deste ano o município publicou decreto que confirma um acordo com os servidores de que o repasse seria feito através de verba indenizatória, ou seja, sempre em dinheiro. Entretanto, passado o pleito eleitoral, um novo decreto estabelece que o auxilio transporte seja pago aos funcionários através do cartão Via Feira.
O vereador Marcos Lima (PRP), vice-líder do Executivo na Câmara de Feira, afirmou que o legislativo pode sim intermediar uma reunião entre os sindicalistas e o governo, mas o importante é que a prefeitura de Feira está cumprindo a obrigação e pagando o vale transporte. “O governo ta pagando via cartão magnético, e isso é certo. É uma contribuição também para as empresas de ônibus, pois alguns servidores usavam o dinheiro para outros fins”, disse.
Os sindicatos prometem novas manifestações na cidade até que o governo recue da decisão e faça o repasse em dinheiro, como ocorria recentemente.