Câmara Municipal

Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro recebe duas honrarias de Feira de Santana

Ao receber o Título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria, Bruno Monteiro destacou diversidade cultural de Feira de Santana.

Silvio Dias Bruno Monteiro e Ivamberg Lima
Silvio Dias, Bruno Monteiro e Ivamberg Lima | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na noite desta segunda-feira, dia 9 de setembro, o secretário estadual de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, foi homenageado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana com duas importantes honrarias: o título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria, a mais alta distinção concedida pelo legislativo municipal.

Em entrevista ao portal Acorda Cidade, Bruno Monteiro expressou sua satisfação com as homenagens pelo trabalho que vem desenvolvendo e destacou a relevância de Feira de Santana em sua trajetória como gestor cultural.

Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro recebe duas honrarias de Feira de Santana
Bruno Monteiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estou muito honrado com essas distinções que a Câmara de Vereadores de Feira de Santana, a Casa da Cidadania, me concedeu. Vejo isso como o resultado de um trabalho que temos desenvolvido, buscando aprofundar a territorialização e investir na diversificação dos fazeres culturais. Aprendi muito sobre isso, na prática, a partir de Feira de Santana”, afirmou o secretário.

Bruno Monteiro ressaltou o papel central da cidade no desenvolvimento de sua visão sobre políticas culturais, sublinhando a riqueza e diversidade da cultura local, que, segundo ele, vai além dos grandes centros urbanos.

“Além de ser a cidade mais importante do interior da Bahia, é um lugar de enorme riqueza cultural. A cultura que é produzida nos bairros, nos distritos e nos quilombos me proporcionou uma compreensão muito clara sobre o desafio da territorialização da cultura”, disse Monteiro.

Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro recebe duas honrarias de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Bruno Monteiro aproveitou a ocasião para reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento cultural da cidade e anunciou que seguirá investindo em projetos e ações voltadas para a valorização da diversidade cultural local. “Continuaremos investindo em equipamentos, fomentos e na valorização da cultura de Feira de Santana em toda a sua diversidade”, declarou o secretário ao Acorda Cidade.

O gestor também abordou a relação entre o governo estadual e as políticas culturais voltadas para Feira de Santana, destacando o apoio às atrações locais durante a tradicional Micareta. Segundo ele, a escolha política de priorizar artistas locais foi estratégica, mas depende de uma colaboração mais ampla entre governo e prefeitura.

“Se o governo do estado apoia os artistas locais, a prefeitura não pode decidir colocar o palco desses artistas fora do circuito principal, onde não há público. Quem perde com isso não é o governo do estado, o secretário ou o governador, mas a própria cultura de Feira de Santana”, explicou.

Ivamberg Lima
Ivamberg Lima | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O vereador Ivamberg Lima (PT), responsável pela iniciativa de conceder o título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria ao secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância de seu trabalho. Segundo o vereador, desde que Bruno assumiu a secretaria, as ações culturais do estado tiveram um crescimento significativo, beneficiando diretamente cidades como Feira de Santana.

“Feira de Santana, por exemplo, recebeu vários incentivos culturais, como o investimento substancial na Micareta e em outras áreas da cultura local”, afirmou Ivamberg.

Ele ressaltou que, apesar de Bruno Monteiro ter nascido em Porto Alegre e vivido em cidades como Brasília, Rio de Janeiro e, atualmente, Salvador, seu trabalho à frente da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia tem impactos diretos em Feira de Santana e outras cidades do interior.

Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro recebe duas honrarias de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ivamberg também enfatizou que a concessão do título de Cidadão Feirense e da Comenda Maria Quitéria representa um reconhecimento do compromisso de Bruno Monteiro com o desenvolvimento cultural do estado.

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) assistiu a dupla homenagem e prestigiou o secretário. Ele disse ao Acorda Cidade que a honraria foi muito justa, e ressaltou que em seus dois anos como secretário de Estado, Monteiro contribuiu significativamente para a cultura de Feira de Santana.

deputado estadual robinson almeida
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O deputado mencionou a participação de Bruno Monteiro na Micareta dos últimos dois anos e a realização do São João nos distritos como exemplos concretos de seu trabalho.

Segundo o deputado, todas essas ações realizadas com a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, foram fundamentais para o fortalecimento da cultura popular em Feira de Santana.

Asa Filho
Asa Filho | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Durante a cerimônia de homenagem, o cantor Asa Filho marcou presença e fez uma participação musical especial, parabenizando Bruno Monteiro pela dupla honraria recebida.

cantor e compositor Cescé Amorim
Cescé Amorim | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Outro artista presente foi Cescé Amorim, também cantor e compositor feirense. Ele ressaltou a importância da homenagem não apenas para o secretário, mas para a própria cidade de Feira de Santana, que demonstrou seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Monteiro na promoção e valorização da cultura local.

Secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro recebe duas honrarias de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários