Um Projeto de Lei que proíbe ações dos fiscais da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), conhecidos como ‘rapa’, foi aprovado na Câmara Municipal de Feira de Santana.
O Projeto de autoria do vereador Luiz da Feira (Avante), tem como objetivo, evitar que as mercadorias dos vendedores ambulantes sejam apreendidas como aconteceu na manhã do dia 2 de março.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador explicou a decisão em pautar este projeto.
“Este projeto que eu lancei, eu fui o autor e Fernando Torres foi coautor, foi para defender os nossos trabalhadores que acordam 4h da manhã, às 5h da manhã, para comprar o seu produto e revender. Nós sabemos quantos pais e mães de família acordam cedo, compraram aqueles produtos até fiado para poder pagar no período tarde ou no outro dia, alugaram seu carro de mão e vieram trabalhar no centro da cidade. Infelizmente hoje acontece muitos episódios do ‘rapa’, de tomar a mercadoria, rebocar os pais de família até mesmo ‘engarguelar’, e várias situações que acontecem. Então precisamos ter respeito com os nossos trabalhadores que estão levando o seu pão de cada dia para casa”, pontuou.
Mesmo aprovado pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei agora segue para que o prefeito possa sancionar.
“Eu espero que ele possa sancionar porque é um projeto muito importante para nossa cidade de Feira de Santana, e para ter respeito com os nossos trabalhadores. Hoje com o tratamento que está tendo truculento, rebocando, tomando a mercadoria a pulso, empurrando, e não é assim. Notifique, converse, dialogue, porque ali é pai de família, é guerreiro, lutador, precisa de uma oportunidade para levar o seu pão de cada dia para casa”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Ambulantes denunciam maus-tratos do rapa após terem mercadorias apreendidas
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram