O ministro Luís Roberto Barroso toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (28). A cerimônia começa por volta das 16h e tem 1,2 mil convidados. Na lista do cerimonial do plenário da Corte, a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com uma cirurgia no quadril marcada para esta sexta-feira (29). Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estarão no evento.
A expectativa é que Maria Bethânia, grande artista da MPB, cante o Hino Nacional durante a cerimônia. O convite, segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles, teria sido feito pelo próprio Barroso. Na ocasião, o ministro Edson Fachin tomará posse como vice-presidente.
A nova gestão do STF terá duração de dois anos. Barroso assume a presidência no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta de forma compulsória. Ela completa 75 anos em 2 de outubro, mas passa o cargo para Barroso nesta quinta.
Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso completou 10 anos de STF em junho 2023, após assumir a vaga do ministro aposentado Ayres Britto.
Os preparativos para a sessão solene de posse foram concluídos nesta quarta-feira (27) com mais cadeiras no plenário, instalação de estrutura metálica e toldo para ingresso de autoridades, entre outros. Nesta quinta-feira, será seguido um rito na cerimônia.
Primeiro, as autoridades serão recebidas, em seguida a sessão é aberta e o Hino Nacional será executado. São lidos e assinados os termos de posse de presidente. Barroso terá espaço para fazer um discurso. Em seguida, troca de lugar com Rosa Weber, e Edson Fachin toma posse como vice. Haverá pronunciamentos em nome do STF, da PGR e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Fonte: Bahia. ba
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram