Eleições 2012

Por excesso de propaganda eleitoral, usuários bloqueiam amigos na web

Anúncio de candidato 'polui' timeline do Facebook, reclama internauta. Rede social divulga cartilha com 'melhores práticas' para candidatos.

 

Acorda Cidade
 
O Facebook vem se tornando campo fértil para a propaganda eleitoral, mas os usuários que insistem em fazer campanha para um candidato acabam sendo bloqueados ou até mesmo excluídos pelos amigos. É o que dizem internautas e especialistas ouvidos pelo G1.
 
“Eu eliminei dois contatos, porque a propaganda fica poluindo a minha timeline do Facebook. Os candidatos divulgados não são nem da minha cidade”, conta Paulo Suzuki, de 30 anos, que trabalha como professor de pilates e vota em Santos, no litoral de São Paulo.
 
Suzuki lembra que começou a ver as propagandas “poluindo” seu Facebook cerca de dois meses. “Tudo me irrita nesse tipo de propaganda, principalmente a quantidade, com pessoas colocando as mesmas fotos e frases várias vezes seguidas”, explica.
 
a administradora Silvana Puccinelli Tomé, de 27 anos, bloqueou dois amigos que estavam fazendo propaganda política no Facebook – ela decidiu não eliminar os contatos, apenas fez com que as atualizações deles não apareçam mais em sua timeline. “Eles ficavam postando para eu votar nos candidatos”, lembra. “Eu até aceito quando o pessoal comenta política, faz críticas e tudo mais, mas ficar fazendo propaganda é ruim."
 
Os dois veem outros tipos de uso para o Facebook. “O Facebook para mim é relacionamento, eu uso para manter contato com outras pessoas”, diz Suzuki. “Para mim, o Facebook é para lazer, descontração, encontrar amigos ou outras coisas úteis”, completa Silvana.
 
Aos que querem divulgar seus candidatos em plataformas sociais, Silvana aconselha a divulgar ideias e propostas, sem copiar e colar o que é propalado pelos candidatos.
 
Suzuki é mais radical: “Não divulgue, porque você está incomodando outras pessoas”. O professor de pilates conta que não baseia seu voto em propagandas, e sim no histórico e nos projetos dos candidatos.
 
A pesquisadora Mel Oliveira, que trabalha com publicidade, conta que não problemas em pessoas divulgarem nas redes sociais o que quiserem sobre seus candidatos, desde que não sejam ligadas a partidos. "O militante, como pessoa física, vai defender o que é dele. Uma das vantagens das redes sociais é que você pode ter voz", conta. "Eu sou a favor da militância."
Mas quem é ligado aos candidatos ou partidos precisa tomar cuidados e evitar alguns "erros", defende Oliveira. Segundo ela, um dos problemas dos políticos brasileiros é querer pedir voto na internet.
 
“É importante que, nas redes sociais, eles sejam neutros. Eles precisam apresentar seus projetos, mas não de forma invasiva ou muito incisiva”, explica a pesquisadora.
 
Procurado pelo G1, o Facebook diz ter divulgado uma cartilha para que os políticos façam o melhor uso de sua plataforma.
 
Oliveira também problemas nos candidatos que querem entrar no Twitter e, imediatamente, estarem engajados com o público. “Não é assim que acontece, é preciso tempo. É preciso trabalhar isso pelo menos desde um ano antes das eleições”, conta.
 
A publicitária diz ainda que o envio de SMS para os eleitores pode ser mal visto. “Muitos dos candidatos não fazem o trabalho de perguntar se a pessoa aceita receber as mensagens”, conta. “Eles também chegam a usar o telefone, para enviar uma mensagem gravada de áudio e isso invade a privacidade do eleitorado.”
 
Regras do TSE
A propaganda eleitoral na internet está permitida desde o dia 5 de julho, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Nas condições propostas pela lei, ela também pode ser feita por meio de blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas, sendo ela feita pelo candidato, por partidos ou por qualquer outra pessoa. As informações são do G1.
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários