Eleições 2012

PM prende 22 por boca de urna e candidato por compra de voto na Bahia

Em Amélia Rodrigues, 19 pessoas e um candidato a vereador foram presos apenas nesta manhã (7)

 

Acorda Cidade
 
A Polícia Militar prendeu 23 pessoas por crimes eleitorais na Bahia até às 11h deste domingo (7), segundo informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). No município de Amélia Rodrigues, localizado a 80 quilômetros de Salvador, 19 pessoas foram presas pela prática de boca de urna. Um candidato a vereador do município também foi preso pela prática de compra de voto.
 
Mais três pessoas também foram presas pela prática de boca de urna no município de Seabra, localizado a 456 quilômetros da capital baiana. Os detidos foram encaminhados pela Polícia Militar para as delegacias da região.
 
O juiz corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Josevando Souza Andrade, admitiu que o tribunal não tem efetivo para impedir a prática da boca de urna na capital. “Toda a eleição é assim, mas não temos como estar em todos os locais. Ainda dificuldade porque grande parte do efetivo policial do estado foi deslocado para o interior, onde o clima é mais acirrado”, afirmou o juiz para a Agência Brasil.
 
Apesar das ocorrências, o corregedor do TRE-BA considera que as eleições estão transcorrendo com tranquilidade. “Esperávamos um número maior de ocorrência”, disse Andrade. O corregedor ponderou, no entanto, que preocupação em alguns municípios no interior no momento da divulgação do resultado.
 
Isso porque, segundo ele, nas cidades de Riacho de Santana, Pojuca, Amélia Rodrigues e Valença houve a substituição dos candidatos a prefeito no sábado (6) por outros nomes da coligação ou do mesmo partido. Com isso, não houve tempo hábil para mudança da foto na urna e os candidatos impugnados continuam aparecendo na máquina. “Nessas cidades os juízes eleitorais pediram reforço policial para a divulgação do resultado”, disse Andrade.
 
Nessas localidades, os votos computados para os candidatos que deixaram a disputa serão destinados aos  substitutos. O temor é de que na hora da divulgação os eleitores dos candidatos substituídos fiquem revoltados com a mudança. As informações são do Correio.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários