O presidente eleito Lula (PT) anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), os nomes de ministros do futuro governo. Entre eles está o governador da Bahia, Rui Costa. Além de Rui Costa foram anunciados:
Fazenda: Fernando Haddad;
Defesa: José Múcio Monteiro
Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
Relações Exteriores: Mauro Vieira
Rui Costa – Perfil
Rui Costa foi eleito governador da Bahia em 2014 e em 2018. Nascido em 1963, em Salvador, Rui Costa dos Santos é formado em Economia pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou a carreira política participando do movimento sindical ainda na década de 80, ao lado de Jaques Wagner, quando chegou a dirigir o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica).
Na mesma época, fez parte da introdução e construção do PT na Bahia, partido no qual é filiado desde 1982. Em 2000 foi eleito Vereador de Salvador pela primeira vez, sendo reeleito logo em seguida. Em 2007 foi nomeado Secretário de Relações Institucionais durante a gestão de Jaques Wagner. Em 2010 alcançou uma vaga na Câmara dos Deputados e dois anos depois assumiu o cargo de Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia no segundo mandato de Jaques Wagner.
Em 2014 foi eleito governador da Bahia e foi reeleito em 2018 com 75,71% dos votos.
Funções da Casa Civil
Conforme explica a assessoria de impressa do Governo Federal, “a Casa Civil da Presidência da República é o órgão competente para assistir diretamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, especialmente na gestão dos órgãos e das entidades da Administração Pública federal e na coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações governamentais. Além disso, cabe ao órgão coordenar, articular e fomentar políticas públicas necessárias à retomada e à execução de obras de implantação dos empreendimentos de infraestrutura considerados estratégicos”.
As competências da Casa Civil são definidas pela Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, que estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios, e pelo Decreto nº 10.907, de 20 de dezembro de 2021, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Casa Civil da Presidência da República.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram