Política

Lula afirma que "Não há perdão para quem atenta contra a democracia"

l. O evento marcou um ano da depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

l. O evento marcou um ano da depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (8), uma punição exemplar para quem teve qualquer participação nos atos de 8 de janeiro de 2024. Em discurso, Lula afirmou que o perdão a essas pessoas “soaria como impunidade”. A declaração foi dada durante ato em defesa da democracia, realizado no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento marcou um ano da depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, destacou Lula. Ele fez coro à mensagem das autoridades presentes no ato.

O evento Democracia Inabalada teve, além de Lula, a presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi a primeira a discursar, falando em nome dos governadores do país.

Lula também observou que a tentativa de deposição da democracia, que se baseia no desrespeito ao resultado das eleições, teria consequências drásticas para a estabilidade política do país.

“Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos teriam sido roubados ou destruídos. A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída. A esta altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social. O combate à fome e às desigualdades teria voltado à estaca zero”, afirmou.

O presidente ainda elogiou a “coragem de parlamentares, governadores e governadoras, ministros e ministras da Suprema Corte, ministros e ministras de Estado, militares legalistas e, sobretudo, da maioria do povo brasileiro”. Para o presidente, essa coragem garantiu que o dia de hoje fosse de “celebração da vitória da democracia sobre o autoritarismo”.

Aproveitando a presença no Senado, Lula ainda fez menção aos trabalhadores Polícia Legislativa, que se recusaram a aderir ao golpe e defenderam o prédio do Congresso Nacional durante a invasão, mesmo em minoria.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Márcio Henrique

Falou o presidente que apoia ditaduras pelo mundo. Apoia Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, simpatizante dos terroristas. É ser muito cara***.

Patriota

Não concordo com vandalismo de qualquer espécie. Porquê são impunes as invasões e destruição de propriedades particulares e Públicas? Só é crime SE for em Brasília mesmo que NÃO tenham participado de atos violentos? Porquê são impunes os criminosos contumazes, assassinos de celulares e mulheres, estupradores, uso de explosivos, e mais um monte de excrementos bandidos? Porquê impunidade principalmente para políticos e “togados” juristas corruptos? O povo quer saber.

Camila

Más tem perdão pra quem *** a pátria e mente .
No discurso teve um aí “nine” que falou que nenhum movimento de esquerda nunca invadiu o congresso.
mentiroso , mentiroso.

Fazuele@otario.com

A democracia chegará quando as redes sociais forem reguladas.

Santos

O Lula foi perdoado pelo STF. O pessoal já foi punido, acho que eles merecem a liberdade. Quem não merece ser perdoado é os políticos corruptos, os ladrões, os assassinos e os estrupadores.

Wellington Dantas da Nóbrega

Lula será proclamado santo porque ele tira do rico para dá para os pobres ela faz muita obra social.

Carlos Alberto sampaio borges

Faltam colocar os tubarōes na cadeia, porque ate agora só foram presos as sardinhas

CARLOS ALBERTO SOUZA SANTOS

Vc vai pagar um dia e esse dia tá perto Lula. Esse país não tem democracia e sim um sistema. Direito e dever não é igual. Muita propaganda e pouca ação é o lema do atual governo.

Antônio Ageu

O que este ser fala é sempre uma ofensa a inteligência das pessoas… Mas como quem está disposto a ouvi-lo não é realmente de muita inteligência, tá tudo certo.

Eu

No caso desse governo,atentar contra a democracia é somente fazer protesto, já quem mata,rouba, participa de facção, não está atentando a nada,pode ser perdoado!

Oliveira

Com certeza,esse negócio de democracia é papo furado,conversa pra boi dormir,agora o que ele faz é perdoar as grandes dívidas que os países devem ao Brasil,isso ele não tem vergonha na cara de fazer,mas por que tem o povo bobão pagando a conta com muito aumento de impostos e criação de mais taxas pra “acabar com o rombo” que eles mesmos causam luxando pro povo pagar.

Flavio

O que aconteceu em Brasília em 08/01/2023 foi um protesto?
Faça um exercício mental, só por honestidade e idoneidade de opinião: se fosse o MST que promovesse o ato, vc iria classificar como? Protesto?