Lideranças políticas do segmento evangélico de Feira de Santana se reuniram na noite desta segunda-feira (13), na sede da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs) para discutir os rumos das eleições municipais de 2024, para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Participaram da reunião o deputado estadual José de Arimatéia; o vereador Valdemir Santos; o secretário Eli Ribeiro; o vereador Petrônio Lima, além de ex-vereadores, pastores e bispos.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) enfatizou a necessidade dos líderes começaram a se organizar nas igrejas e entidades evangélicas para levantar propostas e nomes que disputem as próximas eleições.
“Primeiro, quero chamar atenção da população de Feira de Santana, principalmente do segmento evangélico, que nós temos que nos organizar. Os evangélicos mostraram sua força nas últimas eleições, e eu acho que estamos a 1 ano e 8 meses das eleições e precisamos começar a nos organizar. Isso é um alerta, é um momento em que cada líder que veio a esta reunião tome sua consciência, para poder somar dentro do processo até chegar neste grande dia. Em Feira de Santana, está na hora de termos um representante, e isso foi mostrado nas últimas eleições. Com certeza, isso vai se disseminar, porque pelo número de evangélicos que temos em Feira e pelo número de pastores isso foi apenas o início. Que daqui para frente possamos aumentar nossas reuniões”, afirmou o deputado.
Ele ressaltou ainda que colocou seu nome à disposição, para se candidatar novamente ao cargo de prefeito.
“Essa é uma decisão que não é só do deputado José de Arimateia, é uma decisão do colegiado, do partido, do próprio segmento evangélico, e eu acho que o consenso é fundamental, a pesquisa, a questão de ouvir as pessoas, as lideranças. Meu nome está à disposição de Feira de Santana. Desde a última eleição que nós tivemos essa coragem de enfrentar uma eleição dura, difícil. Eram 9 candidatos na época e eu era o último colocado nas pesquisas, e depois meu nome ficou em terceiro lugar quando abriram as urnas, então isso mostra que a eleição é uma caixa de surpresa e vamos trabalhar. Estou aqui para ouvir, as decisões vão tomar mais na frente, e o partido é que vai definir.”
Integrante do Partido Liberal (PL), o empresário Nau Santana destacou a importância que os evangélicos têm dentro do cenário político no município.
“Nós somos 30% da população evangélica. E a gente vem fomentando essas questões políticas já há muito tempo. A gente saiu de uma eleição para deputado estadual e federal, onde tivemos vários candidatos da nossa terra, e agora estamos pleiteando uma eleição de prefeito, vereadores, então nada mais justo que a gente se reunir. Somos um povo forte, uma massa de relevância do ponto de vista político, que decide uma eleição, e se pegarmos o histórico da última eleição em nossa cidade, foi decidida por esse povo, então a importância e o objetivo é esse: de estar fomentando, dialogando, para que a gente tenha candidatos a vereadores, e quem sabe pleitear uma chapa de vice-prefeito. O objetivo maior é esse”, salientou.
O líder político afirmou também que há dentro do segmento um contingente grande de candidatos a vereadores. “A gente crê que vamos ter uma bancada boa na Câmara de Feira de Santana. Estamos conversando com alguns partidos, dialogando, algumas pessoas estão procurando esses candidatos, e a gente está se reunindo. Esse segmento precisa ser olhado com mais atenção. A bancada evangélica no Congresso Nacional representa mais de 20% de deputados, são mais de 100. Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia, com 30% ou quase 200 mil pessoas evangélicas, imagine a expressividade disso do ponto de vista político para nosso município”, argumentou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram