O governador Jerônimo Rodrigues visitou, na tarde desta quinta-feira (5), ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o espaço do claustro da Igreja e Convento de São Francisco, no Pelourinho, em Salvador, que teve os azulejos portugueses restaurados recentemente.
Considerado o conjunto mais importante para a história da azulejaria do século XVIII no Brasil, o local foi inteiramente recuperado e entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em maio de 2023. O vice-governador, Geraldo Junior, o senador Jaques Wagner e outras autoridades também participaram da visita.
Jerônimo agradeceu o apoio do Iphan no projeto de restauração dos azulejos que já foram eleitos uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e, ao todo, recebeu investimentos da ordem de R$ 4,1 milhões do Governo Federal, com recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD).
“Nem sempre a estrutura da igreja consegue ter orçamento para poder se valer e resolver o problema de manutenção da nossa cultura. Essa parceria com o governo federal estabelece um ponto de visitação, onde além de fazer as orações, as pessoas vêm conhecer a nossa a nossa história”, declarou o governador.
Os 37 painéis estavam apagados e danificados e passaram por serviços para conter o processo de degradação causado pela ação do tempo. Cada parede do claustro representa um dos quatro temas que orientam a direção dos freis na hora de caminhar e meditar pelo claustro. O espaço é aberto à visitação de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 16h. É cobrada uma taxa de R$ 10.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram