Eleições 2022

Em pronunciamento com tom de despedida, Renan Filho confirma pré-candidatura ao Senado

Anúncio foi feito no Museu Palácio Floriano Peixoto. Reeleito em 2018, governador deixa o comando do Executivo após quase 8 anos de mandato.

Acorda Cidade

Em um pronunciamento na sacada do Museu Palácio Floriano Peixoto no sábado (2), Renan Filho (MDB) confirmou que deixa o Governo de Alagoas para lançar sua pré-candidatura ao Senado nas eleições 2022. Após o pronunciamento, a carta-renúncia foi publicada no Diário Oficial.

"Vamos certamente mudar de posições, mas eu vou deixar hoje o governo do estado para me colocar à disposição do povo de Alagoas para ser senador da República e lá no Senado Federal defender os nossos interesses. Ainda não há data definida para o lançamento oficial da pré-candidatura de Renan Filho ao Senado", disse Renan Filho.

O anúncio foi feito de frente para a Praça dos Martírios, no centro da capital, e reuniu centenas de pessoas. O governador deixa o cargo após quase 8 anos de mandato.

"Venho por meio deste ofício, informar que na data de hoje, 02 de abril de 2022, a partir das 10h, eu, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, renuncio ao mandato de Governador do Estado de Alagoas, assim cumprindo o prazo de desincompatibilização disposto na Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990", diz trecho do documento.

Antes do pronunciamento, ocorreram várias apresentações artísticas, como coco de roda, guerreiros, bumba-meu- boi, banda de fanfarra, além da banda da Polícia Militar.

Durante a cerimônia, Renan Filho lembrou os anos de mandato, falou da situação fiscal e investimento em obras.

"O governo deixa em caixa no Tesouro Nacional R$ 4 bilhões em recursos para que seja dada continuidade ao progresso. Que serão investidos em obras que o governo deixou como a duplicação de Arapiraca […], o aeroporto de Maragogi, em obras de escolas e creches", disse.

O governador disse ainda que o período da pandemia foi o mais difícil da sua carreira. "Me preocupei com a vida de cada alagoano. Me reuni com o senador Renan e ele disse: Vamos ouvir a ciência, o corpo técnico de Alagoas e vamos salvar cada que vida que pudermos. Fizemos investimentos e recebemos pacientes do Amazonas e de outros estados para salvar vidas".

Filho finalizou o pronunciamento dizendo que pretende apoiar o ex-presidente Lula, que governou o país entre 2003 e 2010. "Para finalizar, quero dizer que nós estamos na mesma direção, no campo das pessoas que mais precisam, no campo popular. Estaremos Renan Filho e Paulo Dantas [deputado estadual] em Alagoas para ajudar o presidente Lula em Brasília", disse.

Em 2018, o ex-presidente Lula não disputou as eleições porque havia sido preso no processo do triplex do Guarujá. Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações contra Lula, e desde o segundo semestre do ano passado ele percorre o Brasil e outros países como pré-candidato.

Renan Filho governou o estado por quase 8 anos

Formado em economia pela Universidade Federal de Brasília (UnB), José Renan Vasconcelos Calheiros Filho começou sua carreira política em 2003, quando foi eleito presidente do Centro Acadêmico de Economia na UnB.

No ano seguinte, foi eleito prefeito de Murici, aos 25 anos de idade, e reeleito em 2008. Em 2010, Renan Filho renunciou à prefeitura para disputar uma das nove vagas alagoanas na Câmara Federal, ocasião em que se tornou o deputado federal mais votado de Alagoas, com mais de 140 mil votos.

Renan Filho foi eleito governador pela primeira vez em 2014, com 52,16% dos votos válidos. Em 2018, foi reeleito com mais de 1 milhão de votos (77,3% dos votos válidos daquela eleição).

Fonte: g1

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia       

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários