A Justiça Eleitoral já está organizando os preparativos para o primeiro turno das eleições de 2024, que ocorrerá no dia 6 de outubro. Em Feira de Santana, os trabalhos de carga e lacração das urnas eletrônicas começarão nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, iniciando pela zona eleitoral 156. A cidade possui quatro zonas eleitorais: 154, 155, 156 e 157. Em algumas municípios o procedimento começou na segunda-feira (23).
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao portal Acorda Cidade, Danilo Pereira, chefe da Zona 156, explicou o processo de preparação. “Estamos fazendo alguns testes das urnas, mas oficialmente, aqui em Feira de Santana, preparamos as urnas com os dados oficiais a partir do dia 26 de setembro. Começamos pela zona 156 e prosseguimos nas outras zonas nos dias seguintes”, informou.
O procedimento é iniciado entre 8h e 8h30 e é concluído por volta das 16h. “No total, serão quatro dias para a preparação, pois temos mais de mil urnas em Feira de Santana, próximas a 1.200 seções eleitorais”, concluiu Danilo.
Passo a passo
Conforme explica o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), “a carga da urna eletrônica consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas utilizadas na geração de mídias contendo softwares, número, nome e foto dos(as) candidatos(as) às eleições, bem como a relação de eleitores e eleitoras por seção eleitoral. Na ocasião, as mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos depositados nas urnas, também são introduzidas no equipamento. Após receber os dados, as urnas são conferidas, seu pleno funcionamento é atestado e, então, o equipamento recebe lacres de segurança assinados pelo(a) Juiz(a) Eleitoral.”
Zona 156: a maior de Feira de Santana
Danilo destacou que a Zona 156 é a maior da cidade, com 121.250 eleitores cadastrados. “Feira de Santana, ao todo, possui 426.890 eleitores. A zona 156 cobre três grandes distritos: Maria Quitéria, Jaguara e Bonfim de Feira. O distrito de Jaguara é o mais distante, o que demanda uma logística maior, enquanto Bonfim de Feira é mais tranquilo, com apenas um local de votação”, detalhou.
Mudanças em Locais de Votação
Alguns locais de votação passaram por mudanças devido a reformas em escolas. Danilo esclareceu que os eleitores serão informados sobre as transferências. “Colocaremos faixas nos locais desativados indicando para onde as seções foram transferidas. Um exemplo é o Colégio Wilson Falcão, desativado pelo Estado, que foi transferido para o prédio da Apae, em frente ao condomínio Parque das Acácias. Outro caso é o Colégio Ferreira Pinto, no Feira VI, que agora funcionará na Escola Angélica, recentemente inaugurada na área do Derba”, explicou.
Danilo também mencionou o Colégio Francy Silva, que foi transferido para o mesmo local que o Ferreira Pinto. “O Francy é um colégio pequeno que estava em reforma, então transferimos as seções para o Ana Angélica, um colégio grande, novo, com dois pavilhões. Um pavilhão vai abrigar as seções do Ferreira Pinto e o outro, as do Francy Silva”, afirmou Danilo ao Acorda Cidade.
Outra mudança ocorreu no Colégio Martiniano, na Vila Feliz, cujas seções foram transferidas para o povoado de Formiga, que possui maior estrutura para receber os eleitores da região.
Informações para Eleitores
Danilo Ferreira pediu que os eleitores verifiquem com antecedência seus locais de votação. “Solicitamos que os eleitores consultem seus dados no aplicativo e-Título, no site da Justiça Eleitoral, ou enviem uma mensagem para o WhatsApp do eleitorado, no número (71) 3373-7000. Esse número atende a toda a Bahia e fornece informações atualizadas”, orientou.
Preparação das urnas de outras cidades
O chefe da Zona 156 também informou ao Acorda Cidade, que o depósito da Justiça Eleitoral em Feira de Santana armazena urnas de vários municípios, e alguns optam por preparar suas urnas em Feira mesmo. “Temos toda uma estrutura aqui, com pessoal treinado, bancadas e urnas reservas”, disse.
A previsão, segundo o TRE, é que essa etapa das eleições finalize no dia 3 de outubro, em todos os cartórios eleitorais do estado e que 39.765 urnas eletrônicas estejam preparadas para serem enviadas às seções de votação.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram