Eleições 2024

Zé Neto e José Ronaldo falam sobre expectativas e avaliam campanha enquanto aguardam debate

O debate começa às 22h e terá duração de 1h. Foram convidados os candidatos José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT).

debate rede bahia
Foto: Divulgação/Rede Bahia

A três dias da votação, nesta quinta-feira (3) a TV Bahia e as emissoras afiliadas realizarão os últimos debates com os candidatos às prefeituras de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Juazeiro.

Em Feira de Santana o debate acontecerá na sede da TV Subaé, e será mediado pela jornalista Camila Marinho. O debate começa às 22h e terá duração de 1h. Foram convidados os candidatos José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT), por terem mais representantes no congresso nacional. O candidato Carlos Medeiros, do partido Novo, ficou de fora e reclamou (veja aqui).

O primeiro a chegar aos estúdios da filiada à Rede Globo, foi o candidato Zé Neto. Ele falou ao Acorda Cidade sobre as expectativas para o debate e comentou sobre a campanha eleitoral.

Otimista em relação ao debate, Zé Neto destacou a importância do momento na TV aberta para o pleito e reforçou a importância de apresentar suas propostas à população.

Zé Neto
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A expectativa é positiva. Vamos levar nossas propostas para a população em um momento importante para a cidade, uma conexão disputadíssima. Eu diria que é um momento de visão histórica para Feira de Santana, para seguir, conquistar, inovar e mudar o cenário atual. Estamos nos preparando para um bom debate e, assim, trazer para a cidade nossas ideias”, afirmou.

O candidato também refletiu sobre os desafios que enfrentou durante a campanha. “Eu enfrentei muitas coisas e continuo enfrentando mentiras, fake news, e tantas outras questões. Nessa hora, é preciso pedir a Deus tranquilidade”, disse.

O petista comentou sobre o que considera como um dos principais problemas da cidade. “Há muita coisa a ser feita em Feira de Santana. Um ponto-chave do que estamos vivendo é tirar a cidade do isolamento. Existe um isolamento interno, pois o município não dialoga com os setores da cidade — trabalhadores, empregadores, o setor produtivo, social, esporte, cultura, educação e saúde”, destacou. Ele também ressaltou a falta de diálogo com os governos federal e estadual, afirmando que essa desconexão prejudica o crescimento da cidade.

O candidato apontou a necessidade de melhorar a infraestrutura da cidade, citando problemas recorrentes, como enchentes em áreas planas de Feira de Santana. “Hoje, estamos enfrentando enchentes em uma cidade plana. Precisamos urgentemente de um grande plano de macrodrenagem”, disse Zé Neto ao Acorda Cidade.

Movimentação em frente à TV Subaé
Movimentação em frente à TV Subaé | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Zé Neto também mencionou questões relacionadas à saúde e educação. “A saúde básica também está complicada. Embora tenhamos construído um importante arsenal de hospitais, como o Clériston Andrade II e o Hospital da Criança, além de manter o Hospital Dom Pedro — onde deixei 20 milhões de reais nos últimos dois anos —, ainda encontramos dificuldades na alta complexidade e, principalmente, na atenção básica. Precisamos atacar isso vigorosamente”, afirmou.

O candidato do PT acrescentou que o transporte e a educação também precisam de atenção, propondo acabar com o funcionamento irregular das escolas e ampliar o horário de funcionamento das creches. Além disso, ele criticou o funcionamento dos postos de saúde, que, segundo ele, operam de maneira insuficiente.

Zé Neto também comentou sobre a campanha eleitoral, que, segundo ele, foi marcada por desinformação e mentiras. “Esta foi uma campanha muito disputada e extremamente vigorosa. Foi a campanha em que mais enfrentei mentiras e fake news. Vencemos todas as ações judiciais”, afirmou, referindo-se às disputas legais contra seus adversários.

Ele mencionou especificamente a questão do pátio de veículos apreendidos, que foi alvo de acusações durante a campanha. “Sobre o pátio de veículos apreendidos, eu nunca tive qualquer envolvimento. A prefeitura contratou o pátio, mas inventaram muitas histórias que não são verdade”, declarou.

José Ronaldo

Em uma entrevista antes do debate eleitoral, o candidato à prefeitura de Feira de Santana José Ronaldo ressaltou sobre sua trajetória política e a campanha de 2024. Ele destacou a importância de estar presente e dialogar com a população por meio do debate.

José Ronaldo
José Ronaldo | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma satisfação imensa estar aqui, em mais um debate na minha vida, participando da eleição de 2024. A eleição é domingo, estou muito confiante na vitória, com muita esperança. Agradeço ao povo de Feira de Santana pela acolhida, por todos os locais por onde passei e, por esta oportunidade de conversar com a cidade neste debate”, afirmou.

Sobre suas propostas, o candidato do União Brasil explicou que o debate segue um roteiro pré-definido e que ele vai segui-lo. “O debate tem um roteiro a seguir. As perguntas vêm dos temas escolhidos. Há dois temas livres, onde os candidatos podem perguntar o que quiserem, mas os demais são pré-estabelecidos e sorteados”, afirmou, indicando que estava preparado para tratar dos temas abordados no evento.

Questionado sobre os temas mais importantes que a cidade precisa de atenção em Feira de Santana, José Ronaldo destacou que mobilidade urbana e saúde são os temas mais solicitados pela população. “Segurança pública também é uma grande preocupação, embora a gente saiba que a responsabilidade constitucional é de outra esfera de governo”, disse.

Movimentação em frente à TV Subaé
Movimentação em frente à TV Subaé | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O candidato fez um balanço positivo da campanha até o momento. “Foi um balanço muito positivo, tranquilo. Muita garra, muita luta, muita determinação, muita coragem, fé, esperança e confiança”, resumiu.

Em relação à preparação para o debate, ele afirmou que não seguiu nenhum ritual especial. “Eu não tive preparação nenhuma. Não fiz nada de especial para estar aqui, além de trazer a minha presença e minhas propostas.”

Questionado numa rápida entrevista coletiva, ele falou também sobre sua participação ativa na campanha, com vídeos de danças, ele respondeu: “Eu sempre gostei de dançar, é algo que faço desde criança. Quando estou em um local onde o povo dança, eu me balanço também.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários