Acorda Cidade
Dentre as cinco urnas eletrônicas sorteadas para a auditoria por votação paralela, três delas estavam localizadas em municípios com distância superior a 300 quilômetros de Salvador: Aracatu, Igrapiúna e Lajedo do Tabocal. Para esses casos, com o objetivo de acelerar a chegada dos equipamentos à capital, a Justiça Eleitoral contou com apoio de helicóptero, cedido pela Polícia Militar da Bahia. As outras duas urnas sorteadas foram de zonas eleitorais de Salvador e do município de Teodoro Sampaio, distante cerca de 90 quilômetros.
As urnas sorteadas para a votação paralela e transportadas por helicóptero até Salvador foram acompanhadas por servidores do Regional baiano, representantes da segurança institucional, e escolta da Polícia Militar, chegando à capital no final da tarde de sábado (1º). O sorteio dessas urnas aconteceu no início do dia de ontem, 9 horas, e foi acompanhado por profissionais da imprensa, membros do Ministério Público, fiscais de partido e auditores independentes.
A votação paralela é uma auditoria pública da Justiça Eleitoral, que visa confirmar a segurança da urna eletrônica. Consiste numa simulação da Eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista de candidatos e eleitores respectivos. O procedimento é feito por amostragem e objetiva validar a confiabilidade das máquinas. A auditoria acontece hoje (2), das 8 às 17h, no auditório do TRE-BA.