Eleições 2022

Urnas eletrônicas passaram por teste de teclado antes do início da votação

Esta foi uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições este ano.

Fórum Eleitoral em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Na manhã deste domingo (2), antes do início das eleições, todas as urnas eletrônicas passaram por testes de teclado, para garantir que todos os eleitores possam votar com tranquilidade e não haja nenhum tipo de erro no momento da digitação dos números dos candidatos.

De acordo com o chefe da zona 156 eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Danilo Pereira, esta foi uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano.

“Todas as urnas foram encaminhadas aos colégios e foram ligadas. Tivemos alguns probleminhas pontuais, mas que foram resolvidos. O TSE criou um teste do teclado agora e testamos todos os teclados de urna agora de manhã. Alguns mesários não tinham habilidade para fazer isso, mas nosso pessoal já estava treinado e auxiliou. Isso é para evitar aquele problema de que o eleitor digita um número e diz que não está saindo, então todas as urnas passaram por esse teste de teclado agora de manhã, justamente para comprovar que não há nenhum erro e todos os eleitores possam votar com tranquilidade”, explicou o chefe da zona 156 ao Acorda Cidade.

Documentos para votação

Ele aproveitou a oportunidade para relembrar aos eleitores que para a votação é preciso que todos levem um documento oficial com foto.

“Pode ser o RG, a carteira de trabalho, carteiras de conselhos reguladores das profissões e também quem tiver o e-Título com foto, que já fez a biometria, pode levar o celular e será habilitado a votar. São cinco candidatos. São quatro dígitos para deputado federal, cinco dígitos para estadual, três para senador, dois para governador e mais dois para presidente, e entre um e outro ainda tem a tecla verde do confirma. Então, por serem cinco candidatos , são cinco números que os eleitores precisam gravar ou anotar nas suas pescas, que a gente aconselha levar anotado os números dos seus candidatos”, orientou Danilo Pereira.

Ele destacou ainda que por conta da grande quantidade de números a serem digitados e o processo de votação ser mais demorado, é preciso que as pessoas tenham paciência nas filas.

“Já é de esperar que haverá filas nas escolas, como em toda eleição geral. Pedimos aos eleitores que tenham paciência e deixem para votar em um horário mais tranquilo, que vão sem pressa. Hoje é um dia de festa, dia da democracia, de escolhermos os nossos representantes, sejam eles quais forem. É dia da gente exercer o nosso direito de votar e escolher os nossos representantes”, observou.

Aos eleitores que ainda estão com dúvidas acerca do seu local de votação, o chefe da 156 lembrou que as pessoas podem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral, onde está disponível a consulta. E também há a possibilidade do número de telefone e whatsapp 71. 3373-7000.

“Neste número ele digita os dados e o robozinho do TRE-BA vai responder qual é o local de votação e qual a sessão, tudo muito tranquilo.”

Às 17h, todas as escolas fecham e todos os eleitores que estiverem na fila receberão uma senha. As urnas só serão encerradas após a votação do último eleitor, garantiu Danilo Pereira.

Já em relação ao término da apuração, em Feira de Santana normalmente se encerra entre as 22h e as 22h30. “Vamos tentar encerrar um pouco mais cedo para divulgarmos os resultados para a população em geral.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários