Acorda Cidade
A Justiça Eleitoral na Bahia iniciou, nesta quarta-feira (14/9), a geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas para as Eleições 2016. A atividade consiste, basicamente, na cópia de dados de candidatos e de eleitores, que são armazenadas nos flashs cards, cartões de memórias que são inseridos nas urnas no dia da eleição. Esse primeiro dia envolveu 41 das 205 zonas eleitorais do Estado, incluindo as 20 zonas eleitorais da capital.
Assista ao programa TRE-BA Notícias sobre o assunto
São três tipos de mídias: os cartões de memória de carga, cartões de memória de votação e a mídia de resultado. Os cartões de memória de carga recebem os programas da urna e os dados dos candidatos e dos eleitores de cada seção (nome, número do título e informações biométricas, se existirem). As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. E por fim, a mídia de resultado que, após o fechamento da seção, são gravadas o resultado da votação e enviadas para a totalização.
O desenvolvimento das atividades de geração das mídias pode ser acompanhado por representantes de partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), conforme publicado em edital, na segunda-feira (12/9).
Consulte aqui os cartórios eleitorais da Bahia
Cronograma
A abertura dos trabalhos começou hoje (14/9) pela capital baiana e em algumas cidades do estado (da 1ª a 41ª Zona Eleitoral). O procedimento segue até o dia 20 de setembro, com previsão de início às 8h. No dia 15/9 a atividade acontece da 42ª à 82ª Zona Eleitoral. No dia 19/9 é a vez do grupo da 83ª à 123 ZE e, por último, da 165ª à 205ª ZE.