Eleições 2022

Sete dos 39 deputados federais da BA trocaram de legenda

De acordo com a legislação eleitoral, parlamentares tinha até o final de sexta (1) para trocas e filiações visando as eleições de outubro deste ano.

Acorda Cidade

Na bancada da Bahia, sete dos 39 deputados federais trocaram de partido, ou seja, cerca de 18%. O número fica abaixo do percentual nacional, mas pode crescer porque deputados não têm prazo para informar mudança.

Em todo o Brasil, 23,8% dos deputados federais (122 dos 513 da Câmara) trocaram de partido desde que se iniciou, no último dia 3, o período da chamada "janela partidária".

A janela partidária — que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (1º) — é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para que — se desejarem — troquem de partido sem o risco de perder o mandato.

Entre os parlamentares baianos que mudaram de legenda, a maior parte deve se candidatar à reeleição para o cargo de deputado federal, a exceção fica com o deputado federal e ex-ministro da Cidadania, João Roma. Ele deixou o Republicanos (PRB) para ser candidato ao governo da Bahia pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

Confira abaixo os deputados federais da Bahia que trocaram de partido durante a "janela partidária".

-Abilio Santana do PL para o PSC
-João Carlos Barcelar deixou o Podemos e foi para o PV
-João Roma deixou o Republicanos e foi para o PL
-José Rocha deixou o PL e foi para o União Brasil
-Marcelo Nilo deixou o PSB
-Raimundo Costa deixou o PL e foi para o Podemos
-Alex Santana deixou o PDT e foi para Republicanos

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários