Iniciada a campanha eleitoral, o prefeito Bruno Reis (União) mantém o favoritismo para ser reeleito em Salvador. Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro mostra que o prefeito oscilou positivamente as intenções de voto, enquanto o principal adversário, Geraldo Jr. (MDB) oscilou negativamente e caiu para menos de dois dígitos como preferência entre os eleitores, quando comparado à pesquisa realizada em julho.
A pesquisa contratada pelo Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, contou com a colaboração da Antena 1 Salvador e TV Aratu. O estudo mostrou que Bruno Reis chegou a 68,3% das intenções de voto, contra 9,8% de Geraldo Jr. e 2,5% de Kleber Rosa (PSOL). Os números dos candidatos oscilaram dentro da margem de erro de 3,5%, e o vice-governador foi quem teve maior variação – caiu para um percentual abaixo do registrado em junho, quando tinha 11%.
Completam a lista de candidatos Victor Marinho (PSTU), com 1,5%, Eslane Paixão (UP), com 1,5%, Silvano Alves (PCO), com 0,4% e Giovani Damico (PCB), com 0,3%. Nenhum dos nomes ou brancos e nulos somariam 11% e apenas 4,8% preferiram não responder – o menor até aqui e indicando o movimento de reconhecimento das candidaturas a prefeito da capital baiana.
Evolução
Os números de Bruno Reis e Geraldo Jr. na pesquisa realizada após o início da campanha eleitoral representam os dois extremos desde que ambos passaram a ser apresentados no cenário estimulado como candidatos a prefeito de Salvador. Enquanto o atual ocupante do Palácio Thomé de Souza teve o maior percentual de intenções de voto na comparação com outros quatro levantamentos realizados pelo Instituto Paraná Pesquisas, o vice-governador atingiu o menor número.
As pesquisas anteriores foram realizadas em janeiro, março, junho e julho de 2024, testando ambos juntamente com Kleber Rosa, que manteve índices similares, mas também com o menor percentual agora em setembro. Os demais candidatos não foram utilizados para a comparação.
Cenário Espontâneo
Quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o prefeito Bruno Reis também tem uma larga vantagem com relação aos adversários. Ele é citado por 33,3% dos eleitores, contra 3% de Geraldo Jr. O ex-prefeito de Salvador e aliado do atual gestor, ACM Neto (União), é lembrado pelo mesmo percentual, ainda que não seja candidato em 2024. Kleber Rosa, Victor Marinho e Eslane Paixão não chegam a atingir 1%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Cumprindo a legislação vigente, o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob nº BA-05268/2024.
Fonte: Bahia Notícias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram