Entrevista com candidatos

José Ronaldo relembra obras feitas em seu governo e diz que depois que deixou a prefeitura não teve acesso ao andamento do BRT

Durante a entrevista José Ronaldo relembrou alguns feitos durante seus governos anteriores, e apresentou suas novas propostas.

josé ronaldo entrevista
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

O candidato à prefeitura de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (UB) foi o terceiro a participar da rodada de entrevistas do Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News FM, na manhã desta quinta-feira (19). Ele teve dois blocos de 15 minutos para responder questões relacionadas a setores como saúde, educação, mobilidade urbana e transporte público.

Ontem (18) o entrevistado foi o candidato Carlos Medeiros (Novo). Quem abriu a rodada de entrevistas foi o candidato Zé Neto (PT), na terça (17). A ordem das entrevistas foi definida através de sorteio.

josé ronaldo entrevista1
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Saúde

José Ronaldo iniciou a entrevista relembrando alguns feitos durante seus governos anteriores. Ele afirmou que quando assumiu a prefeitura em 2001, Feira de Santana tinha apenas 18 postos de saúde. Entre as medidas adotadas, caso seja eleito, José Ronaldo informou que construirá um hospital Municipal, vai implantar um serviço para levar os remédios em casa, para as pessoas que fazem tratamento contínuo, além de zerar a fila de exames.

“Ao assumirmos a prefeitura começamos a implantar os Postos de Saúde da Família (PFSs). Depois criamos as policlínicas, criamos a clínica municipal de combate ao câncer, criamos o CAHD, implantamos os Caps, implantamos as clínicas terapêuticas. Hoje diante da minha experiência posso afirmar que não estou jogando no escuro. Estou relatando o que nossa equipe realizou e diante do crescimento, posso dizer que vamos construir o hospital municipal de Feira. Vamos transformar o hospital que está sendo construído em hospital geral, ele será um hospital regulado, das pessoas vindas das UPAs. Também vamos contratar clínicas para realização de exames como tomografia, ressonância. Pessoas que aguardam meses para fazer isso na policlínica do estado. Nós vamos resolver. Fazemos o Corujão e faremos os exames de madrugada”, informou.

Ronaldo também informou que irá implantar no município um laboratório de análises clínicas para atender alguns exames que não tem cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Feira de Santana tem alguns laboratórios que atendem a sociedade pelo SUS. Mas existem determinados tipos de exames que não são feitos em Feira pelo SUS. Então os exames que são pedidos com mais frequência, que o cidadão realmente precisa, vamos trabalhar para resolver. Vamos negociar em clínicas particulares, vamos ver quanto que um plano de saúde paga para fazer esse exame e vamos pagar”.

Educação

Para educação, o candidato afirmou que sua maior preocupação será dotar a sala de aula com professores e, para isso, disse que fará um concurso público. Ele ainda garantiu que os direitos dos professores serão assegurados e que pagará os precatórios a quem tem direito.

“Vamos trabalhar para ter aula todos os dias, lutar para que o Ideb de Feira de Santana continue avançando e pelo que eu estou ouvindo nas ruas, acho que é importante fazer um concurso público para completar 100% o quadro de professores. Isso será o pontapé inicial. Os direitos dos professores serão assegurados. A questão do precário, se existe pra eles receberem, eles vão receber. Inclusive, quem entrou com processo para ter direito aos precatórios foi eu. Quem tem direito aos precatórios vai receber”.

Creches – Com relação às creches, José Ronaldo disse que antes dele ser prefeito, praticamente, não existia creche pública em Feira de Santana, e que o governo dele criou muitas unidades. Ele disse que seguirá trabalhando para que a cidade tenha mais creches.

“Tem algumas obras paradas e nós vamos destravar essas obras. Também vamos construir outras creches para atender os moradores de algumas regiões que têm essa necessidade. Isso será uma prioridade no meu governo”.

Mobilidade urbana

Com relação à mobilidade urbana, José Ronaldo mais uma vez relembrou obras que foram realizadas por ele em governos anteriores e citou novos projetos para colocar em prática, se for eleito.

“Nós construímos a Avenida Fraga Maia, a Avenida Ayrton Senna, a Avenida Iguatemi. Abrimos a região do SIM com a Artêmia Pires. Agora nós vamos fazer as ligações da Artêmia com a Nóide. Isso é uma decisão, não é promessa. É compromisso, é missão. No Papagaio, completaremos a Avenida do Papagaio, que só é dupla até a Faculdade Católica, e dali vamos prosseguir. Nos meus governos fizemos várias ações na área de mobilidade como os viadutos, os túneis. E vamos continuar. Vamos modernizar toda sinalização da Avenida Getúlio Vargas, vamos melhorar o trânsito no local e também na região da Maria Quitéria”.

jose ronaldo entrevista1
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Artêmia Pires – Com relação a Avenida Artêmia Pires, José Ronaldo disse que todos os condomínios construídos após a FTC respeitaram o recuo, por que foi feita uma lei com essa determinação.

“Antes da FTC era a estrada de Jaíba e não tinha uma lei específica, quando se transformou numa avenida, foi encaminhado para a Câmara um Projeto de Lei onde era obrigatório o recuo desses condomínios”.

BRT – dentro do assunto mobilidade, José Ronaldo ainda falou sobre o BRT. Ele defendeu que o projeto e o contrato assinados por ele, eram de mobilidade urbana, e que os recursos foram aplicados nas obras, que atualmente estão funcionando.

“Popularmente falando, colocaram a sigla BRT, mas o recurso era pra realizar o túnel da Avenida Maria Quitéria e o túnel da Avenida João Durval Carneiro. Esses túneis foram construídos com alta qualidade e resolutividade. Para realizar esses túneis tivemos que realizar uma drenagem que pega as águas da Avenida João Durval até a Avenida de Contorno, acabando com o alagamento no centro da cidade. Também construímos as estações de passageiros. Ontem vi na Avenida Getúlio Vargas vários passageiros nas estações e os ônibus pegando essas pessoas. Tinha a ideia inicial de que uma linha também viria do Tomba, aí os técnicos entenderam que para vir do Tomba teria que desapropriar mais de 200 casas, ou seja, era uma obra inviável tecnicamente. Então, é a única coisa que não foi realizada dentro do projeto. Mas as obras de infraestrutura foram realizadas e bem realizadas”, afirmou.

José Ronaldo ainda disse que após sua saída da prefeitura, há seis anos, que ele não tem acesso ao andamento do projeto e do funcionamento do BRT. Ele afirmou que, se eleito, uma das primeiras providências que vai tomar em relação à mobilidade e trânsito, será contratar uma equipe nacional ou internacional para estudar qual o melhor trânsito para Feira de Santana.

Ciclovias – O candidato ainda falou sobre ciclovias. Ele disse que a cidade avançou muito nessa questão e que fará projetos para a implantação de ciclovias e canteiros na Avenida Maria Quitéria. José Ronaldo informou ainda que apresentará nos próximos dias, no horário eleitoral, um novo projeto com mais 20 quilômetros de ciclovia para Feira de Santana.

Considerações finais

Em suas considerações finais, o candidato José Ronaldo agradeceu a oportunidade de poder falar sobre seus projetos e afirmou que quer ser eleito prefeito de Feira de Santana para trabalhar e servir a cidade.

Leia também

Candidato Carlos Medeiros apresenta propostas de governo e diz que vai acabar com a política da conveniência: “Primeiro é a cidade”

Zé Neto diz que quem trabalha não será demitido no seu governo; candidato também fala sobre ViaBahia e novas avenidas

Programa Acorda Cidade define ordem de entrevistas dos candidatos à prefeitura de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários