Eleições

Ipec: 70% ou mais acham muito importante que presidente eleito tenha boas relações com Congresso, STF, outros países e empresários

O percentual que acredita que não é nada importante manter boas relações com o Supremo é de 5%.

 Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Dados da última pesquisa Ipec divulgados nesta terça-feira (18) indicam que mais de 70% do eleitorado brasileiro acredita que é muito importante que o próximo presidente mantenha uma boa relação com outros países (80%), com o Congresso Nacional (77%), com empresários e investidores (72%) e com o Supremo Tribunal Federal (70%).

O instituto pediu que os eleitores classificassem de 1 (nada importante) a 5 (muito importante) a importância da relação do novo presidente com o Congresso, STF, outros países, empresários e investidores, líderes de movimentos sociais, líderes religiosos, imprensa e Organizações não Governamentais (ONGs).

Além dos 70% que deram nota 5, ou seja, que consideram muito importante a manutenção de uma boa relação com o STF, outros 13% deram nota 4 para a pergunta. O Congresso recebeu 77% de nota 5 e 11% de nota 4;

Entre os que não consideram importante a boa relação do presidente eleito com o Supremo, 5% deram nota 1 e 2% deram nota 2. Outros 7% deram nota 3, que fica exatamente no meio entre muito importante e nada importante. Os que não sabem ou não responderam são 3%.

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
efrain moreira de carvalho

Como ter bom relacionamento se há visivelmente muita interferência do STF no poder executivo? Não ver quem não quer, tenho 68 anos e durante toda minha vida não vi tamanha interferência do STF no poder executivo, dá a impressão que quem governa é o STF, ou quem quer governar são eles.