O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que os estados disponibilizem transporte público gratuito para os eleitores comparecerem a votação do 2º turno das eleições de 2022.
Em entrevista nesta segunda-feira (24), o governador Rui Costa assegurou que a Bahia vai cumprir a recomendação do STF e disponibilizar a frota do estado para que os eleitores possam exercer o voto.
“O STF deu autorização ao estado, e agora nós iremos disponibilizar aos juízes eleitorais de cada cidade, veículos com frotas de ônibus, micro-ônibus, o que o estado tiver, irá ajudar”, disse.
Rui afirmou que vai ter uma agenda com representantes da CCR Metrô, concessionária que administra o metrô Salvador-Lauro de Freitas, para que o sistema também adote a gratuidade no próximo dia 30. O governador pede que os prefeitos também sigam a medida e coloquem o transporte a disposição dos eleitores.
“Iremos colocar o metrô de forma gratuita também, tanto antes, quanto depois do horário da votação, para facilitar o deslocamento de cada eleitor. Estamos pedindo aos prefeitos que conforme decisão do STF, possam disponibilizar os veículos e que assim, a gente possa garantir o máximo direito do cidadão em exercer este papel de cidadania”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram