Eridan de Bonifácio, do MDB, foi eleita prefeita de Ruy Barbosa, a 320 km de Salvador, neste domingo (6). A candidata teve 51,51% dos votos, conforme apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e vai comandar a cidade com Nildo (MDB) como vice.
A eleição suplementar ocorreu seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado. A candidatura de Bonifácio (MDB), que é marido de Eridan, foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em decisão unânime (veja mais detalhes abaixo).
Com apoio de quatro partidos na coligação “Para Reconstruir Ruy Barbosa” — MDB, PL, Republicanos e PMB —, Eridan de Bonifácio venceu a disputa eleitoral contra Dr George (PSD), que ficou em segundo lugar com 48,49% dos votos.
Quem é Eridan de Bonifácio
Eridan Martins de Araújo Dourado se apresenta como aposentada. A vereadora tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição.
O empresário Nildo foi escolhido como postulante a vice. Natural de Ruy Barbosa, o político de 55 anos concorria ao mesmo cargo na chapa encabeçada por Bonifácio.
O que Eridan de Bonifácio propôs para a cidade
🩺 SAÚDE
- Criação de programas voltados à saúde reprodutiva, gestação e cuidados infantis
- Implementação de serviços de apoio psicológico e psiquiátrico, em especial a crianças e adolescentes
- Criar a Rede de Atenção Psicossocial com atendimentos multiprofissional regulares e a implantação da Farmácia de Saúde Mental, com ênfase ao atendimento de pacientes com dependência de álcool e outras drogas
👨🏫 EDUCAÇÃO
- Programas para atender crianças e adolescentes com deficiência, atendendo suas especificidades
- Ampliar a educação em tempo integral
- Criar o Programa de Educação de Letramento Racial
🤝 ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Criar equipe itinerante para atendimento às comunidades do meio rural, com aquisição de uma van exclusiva para o atendimento itinerante
- Criar a cantina com o nome “Café no Ponto” para promover o acesso a segurança alimentar e nutricional, no primeiro horário da manhã para os usuários que chegam cedo para o atendimento do Programa Bolsa Família
- Ampliar a estrutura de atendimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) enquanto equipamento público de acesso às políticas públicas, principalmente no atendimento às necessidades básicas da população
TRABALHO
- Criar o Núcleo de Geração Emprego e Renda vinculado à Secretaria de Administração
- Ofertar aos usuários do Bolsa família, que possuem renda até ½ salário mínimo, cursos profissionalizantes de forma em geral
- Ofertar cursos aos adolescentes e suas famílias vítimas de exploração do trabalho infantil
Entenda inelegibilidade
A candidatura de Bonifácio (MDB) foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito.
Isso porque a Câmara de Vereadores havia rejeitado a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com isso, enquanto a eleição suplementar não era realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), foi empossado como prefeito temporário, cumprindo com os deveres do cargo.
Fonte: g1 Bahia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.