Eleições 2020

Eleitores devem ficar atentos às alterações nas eleições deste ano

O acesso às escolas será limitado e é recomendado que o eleitor leve a própria caneta.

Orisa Gomes

Além de alterações na legislação eleitoral, o pleito deste ano tem algumas mudanças devido a pandemia do novo coronavírus. Para evitar que os eleitores enfrentam transtornos no dia da votação, o Acorda Cidade ouviu o chefe da Zona Eleitoral 156, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Danilo Pereira, que diz a quais questões eles devem estar atentos.

Para começar, a votação  inicia mais cedo, às 7h, sendo que até às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19. Além disso, qualquer eleitor só poderá votar se estiver usando máscara e os mesários usarão também face shield.

Haverá, de acordo com o chefe da zona 156, álcool em gel para a higienização das mãos na chegada da sessão e o recomendado é que faça o mesmo na saída.

O ideal, conforme Danilo, é que o eleitor apresente o título pelo aplicativo e-Título, que pode ser mostrado ao mesário de uma certa distância, para que ele localize o nome do eleitor no caderno de votação, confira os dados e depois permita a votação, que não terá biometria. Caso o eleitor não tenha o aplicativo, deve apresentar um documento com foto.

CONSULTE SEU LOCAL DE VOTAÇÃO AQUI

É recomendado ainda que o eleitor leve a própria caneta e leve os números dos candidatos a prefeito e vereador anotados, para a votação ser rápida.“Pedimos também que o eleitor não leve acompanhante. A gente sabe que eleição é uma grande festa, mas por conta da questão de saúde, não deve levar a família, para evitar aglomeração, o que é importante para todos”, frisou.

Danilo informou também, que acesso às escolas será limitado e não serão permitidas formações de filas na área interna. Segundo ele, se houver necessidade, as filas serão formadas na parte externa. “São várias mudanças, para que a gente garanta tanto a realização das eleições, quanto a segurança e saúde das pessoas”.

Quem estiver fora do município de votação, vai poder justificar pelo aplicativo e-Título e quem estiver na cidade onde vota, mas mesmo assim estiver impossibilitado de ir à sessão, vai poder justificar depois das eleições.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Imagem: Agência Senado

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários