Eleições 2022

Delegados falam sobre plantão da polícia civil nas eleições deste domingo (30)

Uma estrutura foi montada para o plantão eleitoral em Feira e região.

Foto: Aldo Matos
Foto: Aldo Matos

Neste domingo (30), as eleições para governador e presidente, em Feira de Santana e região, estão sendo inspecionadas pelas equipes de policiais civis. O Coordenador Regional de Polícia, delegado Roberto Leal, contou ao Acorda Cidade sobre trabalho realizado pela 1ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin).

Delegado Roberto Leal
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

“Mantendo a mesma estrutura do primeiro turno, nós centralizamos as ocorrências vinculadas ao pleito eleitoral no Complexo do Sobradinho, onde temos três equipes disponíveis para atender essas demandas, esperamos que seja um dia tranquilo, tanto aqui, como nas cidades que compõem a 1ª Coorpin em relação ao pleito eleitoral, principalmente, porque agora se trata da eleição majoritária, governador e presidente, e pelo que nós vimos na rua hoje, durante a primeira inspeção que fizemos nos alguns locais de votação estamos extremamente tranquilos e esperamos que seja dessa forma durante todo o dia,” disse.

As eleições do segundo turno prometem ser mais tranquilas quanto ao número de ocorrências, conforme destacou o delegado Roberto.

“Como o segundo turno sempre foi mais tranquilo, quando fazemos essa comparação em relação ao primeiro turno nos demais pleitos eleitorais que eu participei em Feira de Santana, sempre há uma característica de tranquilidade, há ocorrências que surgem por ser uma uma cidade do tamanho de Feira de Santana, mas são níveis realmente baixos. No último primeiro turno foram três ocorrências, neste, nós esperamos inclusive um número menor. Nas unidades que acompanham a 1ª Coorpin não foi noticiado nenhum tipo de ocorrência e neste segundo turno esperamos que seja da mesma forma, mas as equipes estão prontas em cada cidade dessas para atuar na medida do possível,” contou.

Na área completa da 1ª Coorpin, tanto em Feira de Santana, quanto nas unidades integrantes, 52 policiais estão escalonados para trabalharem nestas eleições.

“52 pessoas foram escaladas para trabalhar no período eleitoral, mas mantemos também o plantão regional, o plantão central de Feira de Santana, e também a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Além das equipes destacadas para atuar nas eleições, temos equipes de pronto emprego caso seja necessário, tanto em Feira de Santana ou em qualquer cidades dessas para atuarem imediantemente,” explicou.

O esperado é que as eleições terminem mais cedo neste segundo turno.

“Esperamos que termine mais cedo em relação ao primeiro turno, que demorou bastante a votação para terminar, e vamos acompanhar durante todo o dia também a apuração. Sabemos que haverá a comemoração dos vencedores, mas como foi no primeiro turno, extremamente tranquilo, acreditamos que no segundo turno seja dessa forma,” concluiu o delegado Roberto Leal.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Neste domingo de plantão eleitoral, a Delegada Maria Clecia Vasconcelos, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) está trabalhando no Complexo de Delegacias do Sobradinho.

“Após um jogo do Flamengo, ganhando ou perdendo, a Deam fica muito movimentada. Hoje estou aqui no plantão eleitoral, a polícia civil fazendo uma força tarefa para que dê respaldo na maior tranquilidade para que cada feirense exerça a sua cidadania. Estamos a postos esperando qualquer intercorrência que venha acontecer no pleito eleitoral. Até aqui está tudo em paz e rezamos que assim continue.”

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O titular da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, o delegado Alisson Carvalho, informou que uma estrutura foi montada para o plantão eleitoral.

“Aqui no Complexo do Sobradinho foi montada uma estrutura pela coordenadoria de polícia, foram escalados três delegados para o plantão eleitoral, fora um delegado para o plantão central, mas que poderá nos auxiliar, caso seja necessário cobrir eventualidades que venham acontecer neste pleito do dia 30. Além dos delegados, temos também uma quantidade razoável de escrivães, salvo engano, seis escrivães, e também alguns investigadores que estão atentos às eventualidades de crimes que possam vir a ocorrer para que possamos atuar de forma contundente e manter a paz durante as eleições,” abordou.

Crimes eleitorais estão sendo inspecionados pelas equipes da polícia militar e civil.

“Caso seja conduzido algum eleitor que esteja cometendo algum crime eleitoral poderá ser autuado por mim, ou por outros dois delegados inicialmente, contudo temos ainda outro delegado no plantão central que também poderá autuá-lo a depender da nossa análise técnica jurídica para ver se ele de fato cometeu um crime para lavrar um termo circunstâncial de ocorrência ou de fato autuar a pessoa em prisão em flagrante e deixá-la à disposição da Jusitça eleitoral,” informou Alisson Cravalho.

Conforme salientou ao Acorda Cidade o delegado Alisson, as equipes de polícia estão interligados no compartilhamento de informações.

“Existem as equipes da Polícia Militar nas ruas e as nossas equipes da polícia civil também estão fazendo rondas, observando alguns colégios eleitorais. Temos também a própria guarda municipal e a Polícia Federal. Nós estamos interligados mantendo intercâmbio de informações e se identificarmos algum crime certamente atuaremos de forma firme e rígida para que a legislação seja seguida à risca. Até este momento, está tudo transcorrendo dentro da normalidade e espero que seja assim até o fim do dia para que possamos exercer o nosso direito de voto como cidadão e que possamos seguir a nossa vida em paz,” frisou o delegado.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários