Segurança Pública

CPR-L mobiliza mais de 500 PMs para garantir segurança em Feira e região nas eleições; ações começam nesta terça

O Major PM Cardoso também destacou as recomendações da Justiça Eleitoral e do Ministério Público para evitar problemas durante as eleições.

Polícia Militar da Bahia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, a Polícia Militar, sob o comando do Major PM Cardoso, Coordenador de Operações do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), já finalizou os preparativos para garantir a segurança durante o pleito eleitoral em Feira de Santana e nas cidades circunvizinhas. Segundo o Major, as tratativas com a Justiça Eleitoral começaram desde agosto deste ano e envolveram diversas etapas e unidades da Polícia Militar. Embora o foco principal da operação ocorra no próximo domingo (6), a Polícia Militar já estará com ações diretas a partir desta terça-feira (1º).

“A partir desta terça, dia 1º, já temos guarda de urnas, algumas escoltas, intensificando com o maior número de efetivos e guarnições de policiamento no domingo. Mas a partir de de terça já estaremos iniciando de fato a aplicação do Plano de Operações Eleições 2024”, declarou o Major ao Acorda Cidade.

Plano de Operações

O Major explicou que a operação de segurança para as eleições envolve a presença de centenas de policiais e dezenas de viaturas para assegurar a ordem pública nos dias que antecedem e durante o pleito. O total de locais de votação no território Portal do Sertão, que inclui municípios como Tanquinho, Santa Bárbara, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos, chega a 207.

No sábado (5), véspera do pleito, haverá 103 policiais instalados nos locais de votação, com mais 50 guarnições motorizadas em rondas. Esses agentes darão suporte ao policiamento e atenderão ocorrências, além de fazer a guarda das urnas eletrônicas.

No domingo (6), dia da votação, a operação contará com ainda mais policiais. Serão 543 agentes escalados nos 207 locais de votação. Em Feira de Santana, especificamente, serão 140 locais de votação contando com 70 guarnições motorizadas de apoio.

Cada guarnição motorizada terá de três a quatro policiais, reforçando o total de efetivo para mais de 500 agentes diretamente alocados nos pontos de votação. Além disso, haverá patrulhamento a pé.

Recomendações para o dia do pleito

O Major Cardoso também destacou as recomendações da Justiça Eleitoral e do Ministério Público para evitar problemas durante as eleições. Uma das principais orientações refere-se ao uso de som em veículos próximo aos locais de votação, principalmente os famosos “paredões”.

Polícia Militar da Bahia - Feira de Santana - Major Cardoso
Major PM Cardoso | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esses veículos, temos uma recomendação do Ministério Público para serem apreendidos em caso de som em alto volume no raio de 100, 200 metros dos locais de votação. Então, a gente recomenda e orienta a população que não pare seu carro e ligue som próximo dos locais de votação para não ter seu veículo apreendido”, afirmou.

Outro ponto destacado foi o combate à prática da boca de urna e outros crimes eleitorais. Ele orientou os eleitores a denunciarem qualquer irregularidade, acionando a coordenação da Justiça Eleitoral para pedir o apoio da Polícia Militar para realizar a abordagem devida.

“A PM estará pronta para manter e garantir a ordem pública a serviço do cidadão”.

Apoio das Forças de Segurança

A operação eleitoral envolve diversas unidades da Polícia Militar, incluindo apoio especializado. Feira de Santana contará com a participação das 10 unidades operacionais, além do suporte da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), como o Esquadrão de Motociclistas Asa Branca, o Esquadrão de Polícia Montada, as guarnições das 64ª, 65ª, 66ª e 67ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) e a Rondesp.

Cada distrito também terá um oficial designado, acompanhado de duas guarnições, como parte de uma estratégia coordenada pela PM.

“Procuramos fazer o planejamento para que tudo ocorra dentro da normalidade, então fizemos o nosso dever de casa antes, preparando o nosso efetivo com instruções sobre crimes eleitorais, com a participação do Ministério Público, do Poder Judiciário, e estamos preparando nosso efetivo para a questão da operação no sábado, a partir da guarda de urnas nos locais de votação, como no domingo, com preparação para necessidade de possíveis intervenções, como também a parte logística”, pontuou ao Acorda Cidade.

Segurança nos presídios

Além da segurança nos locais de votação, o Major Cardoso informou que também haverá um esquema específico para os eleitores que cumprem pena no Conjunto Penal de Feira de Santana. Alguns internos também terão a oportunidade de votar e ficarão sob a responsabilidade do Comando de Policiamento de Guarda e dos agentes penitenciários da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários