Rachel Pinto e Andrea Trindade
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), no fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana, a cerimônia para diplomação de prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos na cidade.
A juíza Kátia Regina Mendes Cunha, titular da zona eleitoral 154, explicou que a diplomação é a última fase do procedimento eleitoral , na qual os candidatos vão receber os diplomas assinados pela Justiça Eleitoral, atestando que estão aptos para exercer o mandato a partir de 1º de janeiro de 2021.
Juíza Kátia Mendes | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ela avaliou que as eleições foram positivas e que o Brasil sai na frente em relação aos outros países do mundo devido a urna eletrônica , que é um procedimento extremamente seguro e rápido. De acordo com ela, o resultado das eleições manifesta a vontade do povo.
“A política é importante para todos os brasileiros, inclusive a participação política dos jovens porque é através das eleições que se manifesta a vontade popular. O poder emana do povo, que exerce através dos seus representantes a expressão maior da soberania popular. Temos os direitos de escolher e fiscalizar os nossos representantes não só no ano das eleições, ou próximo, mas durante todo o mandato e que também são direitos e são deveres”, afirmou.
Prefeito Colbert Martins Filho | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Colbert Martins dedicou sua vitória ao pai e agradeceu a Deus e ao povo pela sua eleição.
“É uma emoção grande, um agradecimento a Deus antes de qualquer coisa, um agradecimento a todos os feirenses, mas quero fazer uma dedicação desta vitória ao meu pai. Sei que onde ele está ele está feliz porque eu segui o seu caminho, que é regra, que é compasso, que é luz pra mim. Meu sentimento hoje é de profunda gratidão aos amigos e amigas e ao povo de Feira de Santana. Ser diplomado como prefeito de Feira de Santana é um desígnio de Deus. Eu estou aqui neste momento porque Deus me escolheu para estar aqui, então, eu recebo isso com humildade, recebo isso com muita responsabilidade, e vou utilizar todo o meu conhecimento, tudo o que eu puder aprender e fazer – bater em todas as portas do governo do estado, do governo federal -, onde for necessário, para que eu possa fazer o melhor para Feira de Santana. Nestes últimos dois anos trabalhei e agora vou trabalhar muito mais”, afirmou.
Vice-prefeito Fernando de Fabinho | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O vice-prefeito Fernando de Fabinho ressaltou que receber a diplomação é um ato de importância muito grande e também de responsabilidade. Ela frisou que como vice-prefeito está à disposição do que for solicitado pelo prefeito Colbert Martins da Silva.
“Estou muito feliz, quero agradecer a Deus por esta oportunidade que Ele permite na minha vida e isso é oportunidade para alguns. Só tenho que agradecer a Deus e ao povo querido de Feira de Santana que confiou nessa chapa que nós indicamos que foi Colbert Martins e Fernando de Fabinho. Estou eleito é para ser vice-prefeito e como tal, vou me colocar à disposição do prefeito Colbert Martins”, declarou.
Vereadores diplomados | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Diplomados por ordem de votação:
Prefeito Colbert Martins da Silva Filho/Vice-prefeito Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima
– 164.831 votos.
Vereadores:
Jhonatas Lima Monteiro (PSOL) – 8.292 votos
Pedro Américo de Santana Silva Lopes (DEM) – 5.823 votos
Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio (DEM) – 5.252 votos
Edvaldo Lima dos Santos (MDB) – 4.848 votos
José Carneiro Rocha (MDB) – 4.749 votos
José Marques de Messias – Zé Curuca (DEM) – 4.093 votos
Eliziário Ribeiro da Silva – Eli Ribeiro (REPUBLICANOS) – 4.089 votos
Sílvio de Oliveira Dias (PT) – 3.952 votos
Luciane Aparecida Silva Brito Vieira – Lú de Ronny (MDB) – 3.886 votos
Eremita Mota de Araújo (PSDB) – 3.510 votos
Ivamberg dos Santos Lima – Professor Ivamberg (PT) – 3.420 votos
Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira (PROS) – 3.376 votos
Fernando Dantas Torres (PSD) – 3.179 votos
Ronaldo Almeida Caribé – Ron do Povo (MDB) – 3.083 votos
Emerson Costa dos Santos – Emerson Minho (DC) – 2.704 votos
Josse Paulo Pereira Barbosa – Paulão do Caldeirão (PSC) – 2.466 votos
Valdemir da Silva Santos – Pastor Valdemir Santos (PV) – 1.898 votos
Flávio Arruda Morais – Galeguinho (PSB) – 1.783 votos
Pedro Cícero Marcênio Silva (CIDADANIA) – 1.781 votos
Jurandy da Cruz Carvalho (PL) – 1.775 votos
José da Costa Correia Filho – Correia Zezito (PATRIOTA) – 1.473 votos
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade