Rachel Pinto
Dando sequência a rodada de entrevistas aos candidatos à prefeitos de Feira de Santana, o entrevistado da manhã desta quinta-feira (1º) do Acorda Cidade foi o atual prefeito José Ronaldo de Carvalho. Candidato à reeleição pelo Partido Democratas, ele tem 65 anos, é natural de Paripiranga e formado em administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Antes de ser eleito vereador em 1982, José Ronaldo foi provedor da Santa Casa de Misericórdia e diretor executivo da extinta Surfeira. Em 1986 venceu as eleições para a Assembleia Legislativa da Bahia, onde ficou durante três mandatos e foi líder do governo Paulo Souto. Em 1998 ele foi eleito deputado federal e dois anos depois se elegeu prefeito de Feira de Santana pela primeira vez. Em 2004, foi eleito novamente. O candidato também foi presidente da União dos Prefeitos da Bahia. Em 2012, mais uma vez se elegeu prefeito de Feira de Santana e tornou-se o segundo político feirense a ocupar o posto três vezes.
Entre as propostas o candidato destacou a construção do Shopping Popular para organizar o centro da cidade, uma multiclínica de atendimento às várias especialidades médicas e realização de exames, além de um moderno projeto de iluminação pública para a cidade através de uma parceria público privada.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Acorda Cidade: Quais as suas propostas caso seja reeleito?
José Ronaldo: A luta da vida ela exige de todos nós acima de tudo trabalho. E assumir compromissos que possam ser cumpridos. Vim a uma campanha política dizer o que pretende fazer e nos quatro anos seguintes realizar. Eu acho que essa é a maior ação que um homem público pode fazer. É uma das maiores ações que um político pode fazer. Cumprir a palavra com o cidadão, com a cidadã.
Assim tenho feito ao longo da minha vida. Assumi compromissos há quatro anos e foram cumpridos.
Agora são novos compromissos. Reafirmo o desejo, à vontade e a determinação de construirmos o Shopping Popular. Vontades extra-governo, criaram dificuldades, mas essas dificuldades, nós vamos lutas, estamos lutando e vamos vencer. Com esta obra organizaremos o centro da cidade. É uma área pública, de domínio da prefeitura portanto, não há necessidade de desapropriar nada, mesmo porque desapropriar uma área gigantesca do centro da cidade, eu desconheço alguma área com porte e com tamanho que possa ser desapropriado. Mesmo porque o valor da desapropriação lá tem um valor gigantesco. É muito valorizado e o poder público teria dificuldades.
Portanto, é um projeto que pretendo executar com diálogo, como venho fazendo com os camelôs, com muito respeito aos camelôs, tratando-os com respeito como sempre tratei ao longo da minha vida. Vou anunciar que já estamos com um projeto totalmente pronto, através de uma parceria público privada para mudar a iluminação pública da cidade.
A cidade passará a ter uma iluminação semelhante a iluminação do túnel que passou a funcionar há dois dias atrás. Iluminação de led, com lâmpadas brancas, de grande qualidade, que vai melhorar substancialmente a maioria esmagadora das ruas da cidade de Feira de Santana.
O meu sonho é toda a cidade, mas seguramente teremos a maioria esmagadora das ruas com lâmpada de qualidade que vai melhorar. Isso vai proporcionar melhor iluminação da cidade, maior segurança, maior conforto para os moradores da cidade e dos distritos de Feira de Santana. Isto através de uma parceria público privada.
Este projeto está totalmente pronto, totalmente elaborado com as formalidades legais de publicações de editais também. Então é algo que estamos em condição de lançar imediatamente sendo reeleito prefeito de Feira de Santana. Afirmo que sendo reeleito iniciaremos esse processo ainda no ano de 2016. Não iniciamos antes justamente para esperarmos a eleição já que ajo e aprendi a agir com ética e com respeito a todos os princípios legais e de respeito a todos.
Algumas dessas ações são extremamente importantes e não há menor dúvida que vai melhorar a qualidade de vida na cidade. Anuncio também que construiremos em Feira da Santana, já estamos com o projeto pronto e recursos assegurados através de uma emenda do deputado Irmão Lázaro, já está assegurado, anuncio a construção de uma clínica de multiuso. Uma clínica de especialidade.
Nós criaremos uma clínica, onde serão feito raios-X, tomografia, ecocardiograma e outros tipos de exames que já são feitos hoje na Clínica Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e também este local terá médicos especialistas. Especialidades que hoje são difíceis do cidadão marcar, porque hoje temos poucos profissionais. Nós vamos concentrar esses profissionais em um único local. Essa unidade saúde será construída no querido bairro da Baraúnas, entre a Baraúnas e o Sobradinho. Na Rua José Moreira, próximo onde está funcionando um Creas da prefeitura. Onde no passado foi um clube de Feira de Santana. Tem um terreno de propriedade da prefeitura, já está tudo medido, tudo organizado e tudo planejado. Só não lançamos esse edital antes devido ao processo eleitoral. Porque quando sacramentou essa questão da emenda, chegou o dia 30 de junho e a partir daí nós não poderíamos fazer mais início de obra, por causa da lei eleitoral.
Eu quero anunciar nesta apresentação esses três projetos que eu acho muito importantes para Feira de Santana. Um na saúde, que eu acho que vai ajudar e muito a questão da marcação de consulta nessas especialidades que hoje são de difícil acesso. Não porque a prefeitura não quer, mas temos muitos poucos profissionais nesta área específica destes médicos são difíceis da gente contratar.
Mas para se colocar em um único local, acredito que seja bem mais fácil a gente conseguir esses profissionais, aliados aos exames que serão feitos no mesmo local. Ou seja, o cidadão sai do médico, já vai direto para o local onde vai poder fazer uma tomografia, um raio-X , uma ultrassom. Terá oportunidade de fazer essas coisas todas.
Aliado a isso prosseguiremos na cidade com asfaltamento de ruas. Nós hoje chegamos à casa de 98,5% de ruas pavimentadas na cidade de Feira de Santana. Seguramente é um dos maiores índices de pavimentação de ruas que nós temos no Brasil. Estamos também ampliando a pavimentação com asfalto. Muitas ruas que fizemos neste governo fizemos com asfalto. Em outras que nós não fizemos é porque ainda não tinha esgoto e tal que aí a gente fez com paralelo que depois fica mais fácil da gente jogar o asfalto em cima.
Mas, nós vamos prosseguir asfaltando ruas, com intensidade que fizemos nesses últimos três anos e seis meses. Intensificando isso, ampliando isso e fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais ruas pavimentadas com asfalto.
Acorda Cidade: O senhor anunciou a construção de uma clínica multiuso. O governo do estado também está anunciando que vai construir uma. São duas coisas diferentes?
José Ronaldo: Sim. Quando o governador assumiu nos convocou para uma reunião anunciou que faria isso. Já aceitei, já dei documento por escrito e tudo, já mandei projeto de lei para a câmara. Tudo isso já foi feito. Mas, independente disso eu entendo que nós já temos a CMDI em Feira, que nós criamos no primeiro governo, que funciona muito bem e que atende Feira e região.
Então nós queremos centralizar e analisamos com nossa equipe técnica e entendemos que nós devemos também fazer isso. Conseguimos um terreno muito bom, ficará muito bem localizada entre a Baraúnas e o Sobradinho, perto do centro da cidade e conseguimos o recurso com essa emenda do deputado irmão Lázaro, que é um recurso suficiente para a construção do prédio, que terá o térreo mais dois andares, inclusive com elevador para todas as pessoas usarem as dependências.
Nós hoje anunciamos essa novidade. Abordamos isso no programa eleitoral ontem à noite e estamos aqui dando com amplitude maior dizendo já onde será o local com todos os detalhes. O estado construindo também será muito bem vindo e nós estaremos ai. Aliado a isso, nós estamos em fase bem adiantada de construção a UPA da Queimadinha, as obras estão muito adiantadas.
Acredito que dentro de 40 dias ficará pronta e aí a gente está tomando as providências, licitando, comprando móveis, equipamentos para que funcione. A UPA da Queimadinha vai funcionar ainda em 2016. E vale a pena conhecer as instalações da UPA que estamos construindo na Queimadinha. A UPA tem grande parte de recursos do Ministério da Saúde, mas tem a manutenção da prefeitura com cerca de 95% com dinheiro da prefeitura. É desafio do município, mas nós temos enfrentado esses desafios e graças a Deus temos conseguido sucesso.
Acorda Cidade: A prefeitura pode ajudar na melhoria e criação de mais leitos para a obstetrícia em Feira?
José Ronaldo: Nós criamos nesses três anos e seis meses mais leitos. Nós ampliamos os leitos no Hospital da Mulher. O que está precisando na obstetrícia é melhorar a remuneração do SUS. O Hospital da Mulher sempre foi uma referência na área de obstetrícia e cada vez e cada vez mais vai se especializando e melhorando.
Eu quero dizer que nós já ampliamos, temos vários leitos novos que nós implantamos, novos espaços foram implantados no Hospital da Mulher e está previsto em um outro espaço lá nós ampliarmos mais oito leitos nos próximos dentro do Hospital da Mulher. Já estamos com um número significativo de leitos no hospital, mas eu repito que o que precisa em obstetrícia é o SUS, é o Ministério da Saúde melhorar a remuneração dos hospitais, dos médicos, melhorar os pagamentos das diárias.
Nós temos unidades de saúde que querem ter o trabalho, mas não fazem com o valor que o SUS paga e isso melhorando no Ministério da Saúde, com certeza a gente tem a demanda atendida. Há poucos meses atrás foi anunciado que a parte ociosa do Hospital da Criança, que anda fechada desde a sua inauguração seria transformada em uma maternidade para virar um hospital materno-infantil. E foi informado que em 120 dias estaria funcionando, esses 120 dias já completaram uns oito meses e não foi feito nada.
Acorda Cidade: Uma das reivindicações dos segmentos empresariais da cidade é a questão de ordenamento do centro comercial de Feira de Santana. Caso seja reeleito há um projeto específico para isso?
José Ronaldo: Tenho o Shopping Popular. Não tenho a menor dúvida de que o Shopping Popular resolverá esse problema. Nós fizemos amplas assembleias com os camelôs. Teve uma assembleia que teve 750 camelôs presentes. Fizemos um acalourado debate de três horas e meia de duração e a ampla maioria aprovou. Então esse é um projeto que dá certo, é no centro da cidade, tem incentivo da prefeitura, apoio da prefeitura para a realização desse projeto e nós estamos em condição de executar. Nós agimos com diálogo. Não agimos com violência. Nós agimos com diálogo e dois ou três políticos apareceram criando dificuldades. Entraram com uma ação na justiça e a justiça deu ganho de causa à prefeitura para poder fazer.
Mas eu sempre faço as coisas com diálogo e o diálogo sempre vai vencer. Nós vamos conseguir fazer essa obra e vamos organizar sem dúvida o centro da cidade. Aliado a isso, o transporte público também organiza essas coisas e nós estamos implantando o BRT.
É uma luta árdua, conseguimos abrir essa semana o túnel da Avenida Maria Quitéria com a Avenida Getúlio Vargas que está funcionando e só há elogios na comunidade. Se a gente só ouve elogios por onde a gente passa da obra, linda e maravilhosa e estamos fazendo a da Avenida João Durval que também vai resolver o problema do tráfego e do trânsito naquela região também.
Então tudo isso está sendo feito, ônibus novos circulando e que cada vez mais vão se resolvendo essas questões com fé em Deus. Acredito que sinceramente o centro da cidade vai ficar bonito, vai ficar lindo, sempre com diálogo com todos.
Eu sei que as pessoas ficam nervosas, eu sei que as pessoas cobram e as pessoas tem total razão de cobrar, de exigir. Mas, os últimos incêndios que aconteceram na cidade deixaram claramente expostos de que nós precisamos fazer esta obra. O município não dispõe de nenhuma outra área no centro da cidade. Só dispões desta área e esta obra vai favorecer a todos e favorecer também aqueles que hoje estão estabelecidos no próprio Centro de Abastecimento.
Não há necessidade ainda de tirar o Centro de Abastecimento dali, há necessidade de melhorar cada vez mais e eu tenho certeza de que esta obra vai melhorar mais ainda o centro de abastecimento. Com esta obra bonita, grandiosa, maravilhosa, todos nós, prefeitura, os comerciantes estabelecidos vão ficar cada vez mais com carinho e defendendo o espaço que ao longo dos anos tem ajudado a tanta gente manter as suas famílias e seus filhos.
Acorda Cidade: Qual o projeto do senhor para a zona rural?
José Ronaldo: Todos os distritos de Feira de Santana hoje têm um programa de saúde da família. Implantamos também em Humildes uma policlínica e implantamos recentemente a policlínica do distrito de Maria Quitéria que está funcionando muito bem. As pessoas estão elogiando muito o atendimento e ali ajuda também a Matinha e Tiquaruçu, tirando uma grande parte de atendimentos da policlínica do Parque Ipê. Dentro desse processo nós vamos continuar ampliando os PSFS nos distritos.
Agora recentemente nós estamos implantando mais um na Marinha, na comunidade do Jenipapo, KM 13. Estamos programando para ampliarmos na zona rural e em outros distritos também os PSFS dando a oportunidade de ter mais médicos, não só na sede de distritos, mas também em povoados dividindo o atendimento para o médico ficar mais próximo da casa das pessoas.
Na área de saúde nós estamos projetando isso, estamos implantando em alguns locais, como implantamos recentemente em Humildes, para os exames laboratoriais para serem realizados. O material ser recolhido e trabalhado no próprio local. Estamos ampliando isso e vamos continuar fazendo. Vamos continuar com o trabalho de pavimentação nos distritos, vamos melhorar a iluminação pública na sede dos distritos, conforme já relatei anteriormente.
Continuaremos com a assistência de distribuição de sementes, dando apoio logístico na parte cultural desses distritos fazendo as festas que sempre acontecem ao longo dos anos. Vamos manter essas festas e ampliá-las que é um desejo também da comunidade e continuaremos ampliando a parte de lazer e esportiva com a construção de praças esportivas como fizemos na sede da Matinha, na sede de Tiquaruçu, na sede de Maria Quitéria, na sede de Humildes, na sede de Bonfim de Feira, de Jaíba.
Estamos fazendo em Jaguara e vamos fazer também o vestiário do campo de Jaguara e já resolvemos o problema da área da terra, já estamos com o recurso assegurado e o projeto pronto. Vamos fazer também o de Ipuaçu. Adquirimos terra e fizemos no Alecrim Miúdo. Vamos continuar fazendo isso, o campo de futebol, com vestiários, muros, alambrado, também para atender a região dali que o pessoal pratica o esporte com muita intensidade.
Vamos continuar fazendo essa questão do lazer e área esportiva. Nossos distritos têm ambulância que atende à comunidade. Pretendemos ampliar esse número de ambulâncias também deixando mais próximos de alguns povoados da zona rural de Feira de Santana para ficar mais perto ainda do cidadão quando ele precisar desse trabalho e o serviço de manutenção permanente e constante.
Adquirimos mais duas máquinas patrol para chegarmos a sete máquinas, para que fique com muito mais intensidade nos distritos fazendo o trabalho de manutenção. Cada vez diminuem mais as máquinas aqui na cidade porque estamos ficando praticamente com todas as ruas pavimentadas e assim sendo essas máquinas vão ficar praticamente exclusivas para fazer manutenções das estradas dos distritos que eles cobram muito e exigem muito isso do poder público, do município.
Vamos intensificarmos as pavimentações, em Maria Quitéria, Humildes que ainda tem algumas coisas para fazer. A parte escolar e educacional nós fizemos as escolas de Bonfim, Maria Quitéria, Humildes, Jaíba , Jaguara, Ipuaçu, em vários povoados e vamos continuar intensificando isso como colocamos internet nas escolas, inclusive também da zona rural . Vamos continuar fazendo cada vez mais esse trabalho das escolas da zona rural de Feira de Santana e buscarmos dar assistência técnica através da secretaria de agricultura da zona rural, intensificando cada vez mais esse trabalho.
Acorda Cidade: Qual o projeto que o senhor tem para o transporte alternativo?
José Ronaldo: O transporte alternativo não pode fazer nada disso separado. Essas coisas tem que ser feitas em sintonia com o que existe já na cidade. Existe uma licitação pública feita para o transporte público, com os novos ônibus na cidade, portanto essas empresas tem direito adquirido e nós não podemos fazer algo que venha a ferir esse direito adquirido. Tudo que se faça tem que se fazer respeitando a lei e mesmo porque se agirmos diferente o Ministério Público através do setor que lhe cabe agirá e tomará atitudes, como as pessoas também agirão e tomarão atitudes respeitando os direitos que cada um tem dentro desse processo.
Eu quero dizer que eu tenho procurado trabalhar e respeitá-los, temos feito esse diálogo permanente e constante e eles estão aí atuando, mas de uma maneira que não vem a ferir o que é do direito dos outros. Ninguém pode fazer nada ferindo o direito do outro. Mas eles têm sido sempre tratados com respeito com educação e com muito bom diálogo ao longo de todos esses anos da minha vida como prefeito de Feira de Santana.
Acorda Cidade: Qual o projeto para aumentar o efetivo da guarda municipal?
José Ronaldo: Aumento da guarda é uma possibilidade de realização de um novo concurso. Não realizamos porque nós temos um concurso em pleno vigor. Já nomeamos 900 pessoas desse concurso que nós tínhamos e nós temos limites da lei de responsabilidade fiscal e temos de agir em cima desse limite.
Então nós tínhamos de fazer uma nomeação de professores e tantas outras áreas do concurso não dava para fazer da guarda ao mesmo tempo porque se assim fizéssemos com certeza não teríamos nomeado tantos professores novos para a rede de educação do município e as outras nomeações que também foram necessárias para fazer. Mas seguramente haverá concurso para a guarda municipal de Feira de Santana, não há a menor dúvida.
Acorda Cidade: Qual a ideia do senhor em relação a contratação de mais engenheiros de trânsito?
José Ronaldo: A prefeitura tem os engenheiros de trânsito, tem os técnicos de trânsito e se for necessário intensificar sim. O que nós não temos são muitas pessoas especialistas nessa área. No Brasil há uma carência de muita gente especializada, que estuda nessa questão do trânsito. Há uma carência, mas se for necessário a prefeitura contratará sem nenhuma dificuldade.