Acorda Cidade
No dia 2 de outubro, as 205 zonas eleitorais baianas contarão com 126.776 mesários; apenas para a capital foram convocadas 19.200 pessoas para auxiliar os trabalhos da Justiça Eleitoral no Estado
No próximo dia 2 de outubro, quando acontece a Eleição Municipal 2016, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contará com 126.776 mesários. Somente na capital baiana, foram chamados 19.200 mesários, números definitivos, considerando as agregações de seções eleitorais. Desse universo de colaboradores da Justiça Eleitoral, 10.126 participam voluntariamente, após efetivarem inscrição por meio do projeto ‘Mesário Voluntário’.
A captação desses mesários ficou por conta das 205 zonas eleitorais (ZEs) baianas. Para o treinamento, algumas ZEs desenvolveram metodologia com módulo teórico e prático, a exemplo da 11ª ZE, na capital. O primeiro módulo apresentou vídeo produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a parte prática contou com manuseio da urna eletrônica e do terminal do mesário. Outra importante ferramenta foi o ‘Aplicativo Mesário’ com instruções e orientações, que puderam complementar o treinamento dos colaboradores.
Benefícios
Para os que vão atuar como mesário, vale lembrar que os dias de serviços prestados serão recompensados com benefícios, a exemplo de: folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos, caso previsto em edital.
Principais atribuições do mesário
· Identificar o eleitor
· Localizar o nome do eleitor no caderno de votação
· Ditar o número do título eleitoral ao presidente