Na noite de quinta-feira (3), os candidatos à prefeitura de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT), participaram de um debate promovido pela TV Subaé, afiliada da Rede Bahia.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O encontro, que começou às 22h e durou uma hora, foi dividido em quatro blocos e abordou questões importantes sobre a administração da cidade. Após o debate, ambos os candidatos se dirigiram para frente da emissora, onde foram recebidos por dezenas de partidários e apoiadores.
Ao Acorda Cidade, os candidatos fizeram suas avaliações sobre o debate.
Zé Neto, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), fez duras críticas à atual administração e reforçou seu compromisso com uma mudança de rumo para a cidade, destacando problemas em áreas como transporte público, saúde e desenvolvimento econômico.
“Foi bom, um debate bom. Acho que as pessoas viram ali quem quer falar a verdade, quem quer conversar com a cidade, quem quer desenvolver a cidade, mudar a cidade de rumo, porque não dá pra admitir, nessa altura, alguém defender que o BRT funciona, que o transporte coletivo está bom, que não tem problema nenhum na saúde do município. Já deu, já era. Vamos, no domingo, fazer uma grande mudança”, afirmou o candidato.
Ele ainda destacou a importância de reconectar a cidade com seus recursos estaduais e federais para promover o desenvolvimento.
“Vamos reconectar Feira com ela própria, reconectar Feira com o que ela precisa fazer: buscar recursos com o Governo Estadual, com o Governo Federal e fazer com que ela se abra para o mundo, para o desenvolvimento, olhando para seus jovens, para a cultura, o esporte, os eventos, a educação. Vamos recompor a saúde do município, que está vivendo seus piores momentos, prejudicando, inclusive, a saúde do estado, com pessoas adoecendo sem médico, sem remédio, sem cuidado, sem prevenção”, declarou Zé Neto do Acorda Cidade.
Ele ainda criticou o comportamento de seu adversário durante o debate, destacando a tentativa de José Ronaldo de desviar responsabilidades para o estado. Zé Neto concluiu afirmando que, se eleito, irá recriar um conceito de administração, modernização e inclusão para o desenvolvimento da cidade.
“Vamos recriar um conceito de administração, de modernização, de inclusão e, acima de tudo, de desenvolvimento da nossa Princesa do Sertão”.
Veja o vídeo:
Em contrapartida, José Ronaldo, candidato do União Brasil, defendeu sua gestão anterior e criticou Zé Neto por, segundo ele, tentar transferir responsabilidades para o estado. Ele questionou a capacidade do adversário de administrar a cidade e destacou o problema da regulação e da Segurança Pública em Feira de Santana.
“Tranquilo, mais um debate, falei as propostas que temos a respeito dos assuntos que foram abordados e também mostramos a Feira de Santana que o nosso adversário tira o braço da seringa toda hora quando o assunto é de responsabilidade do estado, tentando jogar para os outros. Ele precisa, como candidato, aprender a assumir as responsabilidades dele. Imagine se fosse eleito prefeito? Porque não vai, domingo ele vai perder a eleição. É muita irresponsabilidade querer tirar o braço da seringa na questão da regulação, onde morrem mais de 300 pessoas por ano em Feira de Santana nessa fila maldita da regulação”, afirmou o candidato ao Acorda Cidade.
Sobre Segurança Pública, José Ronaldo destacou a diminuição do número de policiais. “É muita irresponsabilidade querer tirar o braço da seringa na questão da Segurança Pública. Quando hoje, em Feira de Santana, o número de policiais é menor do que há 20 anos. Dizer que botou 10 carros para a segurança pública, quando a gente sabe que não colocou carro nenhum, apenas substituiu os que não prestavam mais, que precisam ser substituídos. Eu acho que o povo realmente passou a ver que é apenas promessas de um candidato vazio que não tem capacidade de gerir o destino de Feira de Santana”.
José Ronaldo também reafirmou suas promessas de campanha e garantiu a construção de um hospital e a melhoria no sistema de drenagem da cidade.
“Já assumi isso nos meus programas eleitorais. Faremos a construção do hospital, levaremos remédios em casa e também faremos a drenagem nos locais que precisam em Feira de Santana e expliquei detalhadamente nos programas eleitorais porque não foi feito antes, porque não havia programa de engenharia, hoje um programa feito pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia que dá totais condições para que a gestão pública faça a drenagem nesses locais que hoje precisam em Feira de Santana”, disse o candidato.
Veja o vídeo:
Com o clima acirrado entre os dois principais candidatos, o debate foi marcado por trocas de acusações e promessas de mudanças de ambas as partes. Agora, a população de Feira de Santana se prepara para escolher o futuro prefeito da cidade nas urnas, neste domingo, 6 de outubro.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Debate: confiantes, Zé Neto e José Ronaldo discutem Viabahia, segurança, saúde e gestão municipal
Zé Neto e José Ronaldo falam sobre expectativas e avaliam campanha enquanto aguardam debate
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram