Política

"É equivocado chamar de PL do veneno", diz João Roma sobre PL dos agrotóxicos

Para ex-ministro, a aprovação do PL é um motivo de comemoração, inclusive do ponto de vista ambiental e de saúde.

João roma ft ascom
Foto: Ascom/João Roma

O presidente estadual do PL, João Roma, defendeu nesta quarta-feira (29) o projeto que altera as regras para registro e venda de agrotóxicos no país, apelidada por ambientalistas de “PL do Veneno”. O plenário do Senado aprovou o PL na terça-feira (28), em votação simbólica. O novo texto passa agora pela sanção do presidente da República.

Para Roma, a aprovação do PL é um motivo de comemoração, inclusive do ponto de vista ambiental e de saúde. “O Brasil hoje, por puro preconceito, e excesso de burocracia, mantém produtos autorizados, muito arcaicos, que deixa uma quantidade de resíduos químicos muito maiores do que o nosso produto. A votação sobre esse tema ocorreu com muita civilidade no Senado Federal e as pessoas compreenderam isso”, afirmou Roma.

“Portanto, eu acredito ser equivocado chamar de PL do Veneno, porque a sua aprovação está proporcionando, justamente, que na agricultura convencional, se utilize menos susbtâncias. O que ocorreé que esses produtos, por não terem regulamentação, e por se tratarem de produtos especificos, passam anos sem a autorização da Anvisa”, completou.

Segundo Roma, o que se observa é que a aprovação do PL é um grande avanço. “Você imagina que se usa hoje produtos de mais de 20, 30 anos, que estão registrados no Brasil, enquanto outros locais têm utilizado produtos frutos de pesquisas. Esse PL é uma sinalização positiva para o avanço da tecnologia e para ter uma agricultura mais sustentável”, pontuou o presidente do PL baiano.

Fonte: Bahia.Ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários