Roberta Costa
Basta reunir mais de dois políticos feirenses em um mesmo ambiente e a conversa é sempre a mesma: Eleições 2012. Na última segunda-feira, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, enviou uma carta ao presidente do diretório municipal do Democratas (DEM), José Ronaldo, solicitando sua desfiliação. Tarcízio alegou “perseguição” por membros da legenda, como um dos motivos da sua saída. O destino mais provável do prefeito é o PDT, o que, causou insatisfação do Senador João Durval.
José Carlos Aleluia, da direção estadual do DEM, afirmou que tomou conhecimento do assunto pela imprensa. Ele acrescentou que, quando for comunicado oficialmente, exigirá o cumprimento da lei de fidelidade partidária, pois, Tarcízio Pimenta foi eleito como candidato do DEM.
Começou o forró eleitoral
Segundo o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins (PMDB), “não esperaram nem o São João para começar o forró eleitoral”.
Colbert é o nome do PMDB para disputar as eleições em 2012 e afirmou que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) também será candidato. “Como candidato do PMDB, estamos fazendo todas as alianças necessárias para as eleições”. Colbert, portanto, não fará dobradinha com o prefeito Tarcízio Pimenta, que está migrando para o PDT, como se especulava. “Ninguém é candidato a vice”, concluiu.
José Ronaldo: confirmação de candidatura só em 2012
Mesmo com a afirmação de Colbert, José Ronaldo não confirmou sua candidatura. “Sempre fui cuidadoso em falar e continuarei sendo. Não tenho nenhuma decisão a respeito dessa questão de candidatura. Tratarei disso apenas no ano eleitoral, nos meses de março e abril. Sobre a afirmação do prefeito Tarcízio Pimenta de que “deixou o DEM livre" para Ronaldo ele diz que “a atitude que ele tomar, será uma atitude dele, sem nenhuma interferência minha. Eu tenho evitado dar declarações políticas, estou fazendo o meu trabalho e evitado essas declarações”. Ele acrescentou que o DEM não irá reividicar o mandato do prefeito Tarcízio Pimenta.
Do DEM para o PSDB
Ronaldo também descartou as especulações de que irá para o PSDB. “O PSDB é um partido amigo, que tenho gratidão e respeito. Eu estou tomando minhas decisões em sintonia com muitas pessoas. Não será uma decisão pessoal, mas junto com meu partido e outros partidos políticos. Mas permanecerei no Democratas”.
Por outro lado, o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), ponderou que “a presença de José Ronaldo em qualquer partido é motivo de honra. Porém, essa é uma decisão pessoal e política. O fato é que o PSDB irá tomaruma decisão para Feira de Santana na sucessão municipal. Iremos levar o assunto para discussão estadual e nacional.”
Alianças para 2012
Segundo Imbassahy, o partido está conversando com o DEM, PMDB, PPS e PR, mas esse não é o momento de discutir nomes. “Temos que tomar uma decisão. O Governo do Estado está fracassando na segurança, educação, infra-estrutura, as indústrias estão indo para outros estados. A Bahia merece merece o melhor e queremos o melhor para nossa cidade”.
Imbassahy não confirmou se o PSDB terá candidatura própria para Feira de Santana. Mas, destacou Colbert Martins como uma grande liderança da cidade, um “candidato qualificado e confiável”. As informações são do repórter Paulo José, do Programa Acorda Cidade.