Política

CPI da Espionagem no Senado vai envolver organismos internacionais, diz Pinheiro

Para Pinheiro, outro aspecto que deve ser lembrado é a falta de controle do País sobre os satélites, que são operados por empresas norte-americanas

Acorda Cidade

A divulgação de mais documentos relacionados à denúncia de espionagem do governo dos Estados Unidos envolvendo a presidenta Dilma Rousseff teve ampla repercussão entre os senadores, que agendaram para esta terça-feira (3) a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. 
 
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), membro titular da CPI,  já havia alertado, antes mesmo das recentes denúncias, que a espionagem era uma realidade e a apuração deve, inclusive, envolver organismos internacionais, "para que, de uma vez por todas, essa apuração tenha encaminhamento. Se faz necessário não só coibir, como também punir duramente aqueles que praticaram, ao longo dos anos, uma verdadeira espionagem não só do ponto de vista de governos, como do ponto de vista inclusive da invasão da privacidade de milhares de cidadãos em diversos países", enfatizou o senador.
 
Em nota, Pinheiro também chamou a atenção para precedentes e lembrou do acordo de cooperação entre os Estados Unidos e a Inglaterra que teria vinculação com espionagem. “Fui o primeiro parlamentar brasileiro, ao final da década de 90 e início dos anos 2000, a denunciar o pacto promovido pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, conhecido no mundo inteiro como Ukusa, ou seja, United Kingdom mais USA, que gerou a instalação de uma base de dados chamada Echelon, fixada originalmente inclusive na Inglaterra. Depois disso, com um plano de cooperação com a Austrália, a Nova Zelândia e o Canadá, todos voltados para promover a espionagem em larga escala mundo afora”, lembrou.
 
Para Pinheiro, outro aspecto que deve ser lembrado é a falta de controle do País sobre os satélites, que são operados por empresas norte-americanas: “Lembrando que todo o processo de comunicação de satélite brasileiro é operado por satélites sobre os quais não temos nenhuma gestão”, alertou. A CPI da Espionagem vai ser montada amanhã, às 14h30, no Senado.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários