Feira de Santana

Cerca de 50 pessoas são detidas por prática de crime eleitoral

O juiz Valdir Vieira Junior, da 156ª Zona Eleitoral, avaliou que de modo geral o processo transcorreu dentro da normalidade.

Daniela Cardoso e Ney Silva

A eleição em Feira de Santana transcorreu de forma normal, sem registro de violência relacionada ao pleito. Porém, cerca de 50 pessoas foram levadas ao Fórum Desembargador Filinto Bastos, sendo autuadas em flagrante por prática de crime eleitoral, entre eles, transporte irregular de eleitores e boca de urna. 

O juiz Valdir Vieira Junior, da 156ª Zona Eleitoral, avaliou que de modo geral o processo transcorreu dentro da normalidade. “Com as urnas não houve problemas. Algumas delas apresentaram defeitos durante a verificação, mas conseguimos com o pessoal da técnica corrigir os defeitos e no momento da votação, praticamente, não houve problemas com as urnas”, afirmou Valdir Vieira Junior.

Sobre o atraso de algumas urnas da zona rural para a apuração dos votos, o juiz afirmou que esse foi um dos pontos negativos observados em Feira de Santana. Ele atribuiu o problema à logística da empresa que venceu o certame para fazer o recolhimento dos equipamentos.

“Tirando isso, todo o resto transcorreu acima da expectativa. Não é uma eleição municipal e sim estadual e federal, então o TRE, em Salvador, centraliza todos os dados estaduais e divulga o resultado estadual. Por isso existe a necessidade de esperar que outras zonas do estado terminem a apuração, para então passar o resultado definitivo para a população”, afirmou.

Crimes eleitorais

Durante a manhã de domingo, a Polícia Militar interceptou um ônibus que fazia o transporte de eleitores do distrito de Humildes para as seções de votação. O condutor e os passageiros foram conduzidos para o Fórum Filinto Bastos.

A Polícia ainda deteve um homem que estava em um carro na Avenida Adenil Falcão, bairro Brasília. O carro estava sem a placa dianteira. No local tinha um adesivo de campanha política. Além disso, no interior do veículo foram encontradas embalagem de bebida alcoólica, uma arma de brinquedo, além de material de campanha.  

Na Avenida João Durval Carneiro um casal foi flagrado na prática de boca de urna realizando a distribuição de ‘santinhos’. O casal foi conduzido para o Fórum Desembargador Filintos Bastos.

Ocorrências em outras cidades

Irecê – Na cidade de Irecê, uma guarnição da PM, flagrou uma mulher nas proximidades do Colégio Odete Nunes Dourado, em atividade de ‘boca de urna’. Ela foi apresentada a Delegacia da cidade.

Canarana – Por volta das 16h45 de domingo na cidade da Canarana, área do 7º Batalhão da Polícia Militar, o juiz eleitoral, doutor Leandro Moraes, flagrou dois estabelecimentos comercializando bebida alcoólica em desrespeito a ‘lei seca’. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram encaminhados à Delegacia da cidade.

Macajuba – No povoado Nova Cruz em Macajuba, um vereador da coligação Unidos para uma Bahia Melhor, foi flagrado por uma guarnição da PM pelo crime de transporte ilegal de eleitores. O vereador foi apresentado na Delegacia. 

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários