O líder da bancada governista, vereador Justiniano França (DEM), em entrevista concedida a Assessoria da Câmara Municipal de Feira de Santana (Ascom), relatou, de forma resumida, as principais ações do prefeito Tarcízio Pimenta, nos seguintes setores: Feira Cidade Digital, Urbanismo, Educação, Transporte e Trânsito, Limpeza Pública, Segurança, Habitação, Meio Ambiente, Esportes, Governo, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Social, Lazer e Câmara Municipal.
Feira Cidade Digital
Segundo Justiniano, o Governo Municipal implantou internet gratuita nos seguintes bairros: Feira X, Rua Nova, Feira V, Feira VI, Jomafa, Praça Gilson Pereira (Praça de Alimentação). Também foi feita a licitação para a cidade toda, com aquisição de mais 185 rádios. Foram instalados Centros Digitais nas escolas; lousas eletrônicas; Sistema de Saúde Digital, contemplando 14 unidades, inclusive a do Distrito de Jaguara.
Justiniano enfatizou ainda que o Poder Executivo foi contemplado com o prêmio do TI & Governo 2009, concedido pelo Plano Editorial às empresas e órgãos públicos que se destacaram no cenário nacional por melhor implementarem os projetos de governo eletrônico no país.
Urbanismo
Para o vereador, o prefeito Tarcízio Pimenta fez um excelente trabalho na área de urbanização. Justiniano citou como exemplos: recuperação da Praça Antônio Carlos Magalhães; construção da Praça Coronel Jorge Nascimento, do Luis Eduardo Magalhães; reforma da Praça do Assis Chateaubriand; Praça Feira V; Praça do Skate (Getúlio Vargas); Praça de Ipuaçu; paisagismo nos viadutos com iluminação cênica; pavimentação de ruas no Bairro da Conceição; pavimentação da Olney São Paulo; pavimentação de 6 quilômetros e 100 metros da estrada da Matinha.
O líder governista acrescentou: pavimentação da São Domingos, da Frei Aureliano de Grotamare, São José, Adenil Falcão e Dr. João Evangelista, Desembargador Filinto Bastos; melhorias urbanísticas das Avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas; pavimentação de ruas no Bairro Gabriela; asfaltamento da Rua A do Conjunto Centenário; construção do viaduto Georgina Erisman; recuperação de acesso ao Viveiros; iluminação a vapor de sódio em grandes avenidas e em todos os distritos; arborização (Avenida José Falcão e Avenida Centenário).
Quanto aos distritos, Justiniano afirmou que houve melhorias nos espaços de lazer em Bonfim e Humildes, Praça de Ipuaçu; iluminação do acesso de Maria Quitéria; recuperação da Praça de Tiquaruçu e nova iluminação.
Educação
Justiniano disse que o setor de Educação foi contemplado com lousas digitais; condensadores de água; melhorias na remuneração de professores (mudança de referência e ampliação de 20 para 40 horas, além do pagamento da licença pecúnia); 2 milhões de reais em recuperação e construção de escolas; a primeira escola de tempo integral (Célida Soares); a segunda em tempo integral, em construção (Eduardo Miranda) e informatização da Secretaria de Educação, inclusive para a matrícula.
Transporte e Trânsito
De acordo com o líder governista, dentre as ações deste setor destacam-se: incorporação de 23 ônibus zero quilômetro; novo sistema de trabalho dos agentes de trânsito; recuperação e instalação de abrigos; combate ao transporte clandestino e controle de velocidade nos viadutos, para evitar acidentes.
Limpeza Pública
Justiniano França informou que houve muitas notificações contra os donos de terrenos baldios. No que diz respeito à dengue, o setor realizou um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O vereador elogiou também o recolhimento de animais mortos nas ruas, que o setor de Limpeza Pública vem realizando.
Segurança
Na opinião do vereador, houve uma evolução bastante significativa na área de Segurança Pública por parte do Governo Municipal. Conforme Justiniano, as principais ações foram as seguintes: convocação de novos concursados para a Guarda Municipal; reforço na equipe de Guardas Municipais (mais 14, totalizando 27), exclusivamente para reforçar a segurança no Centro de Abastecimento; lei seca no Centro de Abastecimento durante a noite; exigência para que ônibus sejam dotados de câmeras; 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública; seminários de Segurança e viaturas nos distritos.
Habitação
Justiniano informou que Feira de Santana foi um dos primeiros municípios do Brasil a aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida. “Hoje feira tem 2.500 unidades e até o fim do ano podem ser autorizadas mais 1.500”. Segundo o vereador, outra evolução no setor de habitação é a experiência com uma casa de borracha e gesso. O líder governista também deu ênfase à lei que prevê a incorporação de terrenos baldios abandonados para programas de habitação.
Meio Ambiente
Para Justiniano, as principais ações foram: o novo Código de Meio Ambiente; municipalização da licença ambiental; combate à poluição visual no centro, inclusive com prisões de coladores de cartazes; combate à poluição sonora; elaboração e implantação do Programa Guardiões do Meio Ambiente: construindo uma cidade sustentável.
O vereador informou que “aproximadamente 11.109 pessoas participaram das atividades do Programa Guardiões do Meio Ambiente”. Justiniano contou que foram realizadas palestras de educação ambiental em 35 escolas da rede municipal, 13 entidades comunitárias, 7 escolas estaduais, 4 instituições de ensino superior e uma escola particular.
Esportes
Segundo o líder da bancada governista, houve melhorias no Jóia da Princesa. Justiniano também enfatizou as competições realizadas, dentre elas: Olimpíada da Diversidade, Super Copa dos Campeões e Copa 2 de Julho. Ele destacou ainda: apoio à apresentação dos jogadores da seleção olímpica de vôlei; apoio ao Troféu/Nordeste Caixa de Atletismo; apoio a equipes de Feira nos Jogos Abertos do Interior e construção de quadra poliesportiva no Conjunto Paulo Souto.
Governo
Justiniano declarou que a gestão de Tarcízio Pimenta está sendo muito produtiva. Para o vereador, as ações do Governo que merecem ser destacadas são: digitalização na emissão de cheques; digitalização no protocolo; 91 concursados convocados para o trabalho; 1º Encontro de Servidores e Gestores Municipais responsáveis pelo planejamento municipal, para a elaboração do projeto de lei do Plano Plurianual do Governo Municipal.
O líder da bancada governista também elogiou o plantão de secretários; audiências públicas; transferência do Governo Municipal para os distritos; adiantamento de salários em duas oportunidades e Campanha Abrace Salvador.
Saúde
Para o vereador, o setor de Saúde do Município está mais ágil no atendimento com o Sistema de Saúde Digital. Justiniano teceu elogios ao secretário Municipal de Saúde, João Cavalcante, e a todos os profissionais de saúde pelo desempenho no combate à dengue. Ele também enfatizou a implantação do Centro de Saúde do Ponto Central e o novo Programa Saúde da Família (PSF), na Rua Nova.
Agricultura
Segundo Justiniano, as principais ações do setor de Agricultura foram: nova Expofeira; distribuição gratuita de 72 toneladas de sementes, “um aumento de 20% em relação ao ano passado, atendendo a 10.600 pequenos agricultores”; 12 mil horas de trator; realização da Feira do Trabalhador Rural, acompanhamento técnico de plantios e o Projeto Verão no Parque.
Desenvolvimento Social
De acordo com o líder da bancada governista, 3.200 pessoas foram inscritas no Projovem, quando a previsão do Governo Federal para Feira de Santana era de 2.500. Justiniano destacou também como ações do setor: novas instalações da Casa do Bolsa Família; oferecimento de cursos profissionalizantes e novas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Lazer
Justiniano afirmou que a população foi contemplada com importantes eventos, dentre eles: Micareta (grandes contratações, festa no Bairro do Tomba e atrações durante o dia); São João (além de Maria Quitéria, Tiquaruçu); São Pedro (além de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira) e a volta da Corrida de Jegues.
Câmara Municipal
Justiniano informou que a Câmara Municipal contribui muito para a gestão do prefeito Tarcízio. “A Casa da Cidadania tem uma bancada de 17 vereadores. Conseguimos aprovar todos os projetos encaminhados pelo Poder Executivo”.
Em seguida, o vereador avaliou o Governo Municipal. “Se a administração do governo anterior fosse um caos, seria até mais fácil a Gestão de Tarcízio. Acontece que ele entra para gerir o Município, dando continuidade a um excelente trabalho desenvolvido por José Ronaldo. Partindo desse pressuposto, o prefeito teve que mostrar a população – que também era capaz de desenvolver ações em prol do desenvolvimento da cidade e, conseqüentemente, o bem estar social. Quem tinha dúvida da sua competência está mudando de idéia”, declarou Justiniano.
( As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana).